Serviço Florestal Brasileiro abre sequência de lives com o tema concessão florestal

Serviço Florestal Brasileiro abre sequência de lives com o tema concessão florestal

  • Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 13h09
  • Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 13h10

2021 10 21 live concessao florestal

Hoje (21), no canal do YouTube da Escola Nacional de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Enagro/Mapa), o Serviço Florestal Brasileiro deu início às lives do Portal Saberes da Floresta. 

O objetivo é realizar, até março do ano que vem, cinco lives e um seminário com temáticas relacionadas aos cursos ofertados pelo Portal.

O primeiro tema escolhido foi concessão florestal. Para o coordenador-geral de Fomento e Inclusão Florestal do SFB, Fernando Castanheira, a escolha do tema foi devido a sua relevância como uma das principais ferramentas de fomento ao desenvolvimento florestal do país e por sua importância no âmbito do SFB. Além disso, foi e continua sendo um dos cursos mais procurados na plataforma.

O debate, nesse primeiro evento, contou com a participação do gerente do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Leonardo Martin Sobral, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), Milton Kanashiro, e a coordenadora-geral de Concessão Florestal e Monitoramento do SFB, Cristiana Galvão. A moderação ficou a cargo de Castanheira. 

Para o coordenador-geral, eventos como esse tem o objetivo de aprofundar o diálogo com a sociedade a respeito dos temas dos cursos do Portal Saberes da Floresta.

Já para a diretora de Desenvolvimento Florestal do SFB, Lizane Ferreira, esses temas trazem em si desafios e oportunidades para o desenvolvimento do setor florestal. “Abrir canais para uma discussão mais qualificada e ampliada é uma das estratégias do SFB para divulgar os cursos e ampliar o debate sobre esses temas. O objetivo também é criar uma rede de pessoas que fizeram a capacitação e trazer para perto esse conjunto de atores tão importantes para o setor, gerando oportunidades de troca de experiências e possibilitando o aperfeiçoamento do Portal e gerar perspectivas para novos cursos”, afirmou Lizane.

O desafio de promover o efetivo uso sustentável das florestas como atividade econômica para produtores e comunidades rurais e geração de divisas para o país demanda, dentre outras questões, ganho de escala e capilaridade nas ações desenvolvidas. Desse modo, a educação a distância foi identificada como uma modalidade educacional para dinamizar e oportunizar troca de saberes e tecnologias entre os diferentes atores prioritários do setor florestal, em seus diversos biomas, e busca superar os limites de tempo, espaço, equipe e recursos.

No próximo mês, haverá mais dois eventos: Manejo Florestal Comunitário e Familiar e Recomposição com ênfase nas Florestas Tropicais. Na sequência, em dezembro, Gestão de Empreendimentos Comunitários e Cooperativas e Associações. Em fevereiro, Óleos e Resinas Florestais. Em março, ocorrerá o seminário "Saberes em Perspectiva". 

Para quem não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, basta acessar o canal da Enagro no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=r2Z06j8ACi4

Ontem (20) o portal Saberes da Floresta abriu o oitavo ciclo de cursos. Quem ainda não teve a oportunidade de se inscrever, basta acessar o site https://saberes.florestal.gov.br/.

 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal