Concessão florestal é tema de audiência pública em Rondônia

Concessão florestal é tema de audiência pública em Rondônia

  • Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2017, 15h58
  • Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2017, 11h38

A audiência apresentou o edital para realizar a concessão de mais 33 mil hectares na Flona do Jamari. A Flona foi a primeira do Brasil a receber uma concessão

 

2017 08 09 Audiencia Jamari Lote 2O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) apresentou proposta de edital para realizar a concessão de uma unidade de manejo na Floresta Nacional do Jamari, Rondônia. A audiência pública foi realizada na última quarta-feira (09/08) no município de Itapuã do Oeste, a 100 quilômetros de Porto Velho, onde está localizada a área a ser licitada.

A audiência teve ampla participação da população e contou com a presença de autoridades políticas, gestores públicos, empresários, associações extrativistas, organizações ambientalistas, estudantes, dentre outros.

As regras do edital, a expectativa de geração de empregos, convivência com outras atividades econômicas e a distribuição dos benefícios gerados foram algum dos temas abordados pela população.

Recursos

O secretário adjunto de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, Francisco Sales, destacou que no ano passado o estado recebeu mais de R$ 1 milhão em repasses advindos das concessões. “Gerar renda e riquezas para a comunidade é melhor caminho que temos para combater o desmatamento e promover o desenvolvimento florestal sustentável”, afirmou.

Já o diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, afirmou que a produção de madeira está entre os objetivos das Florestas Nacionais. “A concessão contribui para a gestão dessas unidades e é hoje a melhor ferramenta que a gente tem para que elas cumpram uma parte dos seus objetivos, que é o manejo florestal sustentável”.

Edital

Conforme a proposta apresentada, o preço mínimo a ser ofertado pelo metro cúbico de madeira extraída é de R$ 40 reais. A expectativa é que a área produza 17 mil metros cúbicos de madeira por ano, o que pode aumentar o Produto Interno Bruto do município de Itapuã do Oeste em cerca de 4%. A atividade deverá gerar cerca de 60 empregos diretos e 120 indiretos.

Consulta Pública

2017 08 09 Audiencia Jamari Lote 2 B

O gerente executivo de Concessões Florestais, Henrique Dolabella, explicou que a realização da audiência faz parte do processo de consulta pública, conforme previsto na Lei N° 11.284/2006. “Todas as propostas serão analisadas e atendidas na medida do possível. Até hoje não publicamos nenhum edital que não tivesse sido alterado pelas contribuições da sociedade”, afirmou.

As contribuições a proposta de edital de concessão da Floresta Nacional do Jamari também podem ser feitas pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 31/08. A previsão é que o edital seja publicado ainda em setembro.

Assista ao vídeo completo da audiência pública.

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal