Serviço Florestal promove evento com Jardim Botânico de Nova York e Embrapa Amazônia Oriental

Serviço Florestal promove evento com Jardim Botânico de Nova York e Embrapa Amazônia Oriental

  • Publicado: Sexta, 31 de Março de 2017, 16h49
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 10h49

2017 03 31 Douglas DalyEvento tem o objetivo de aprimorar a identificação das plantas coletadas no Inventário Florestal Nacional

De 3 a 9 de abril, os consultores em identificação botânica do Inventário Florestal Nacional (IFN) participam do workshop “Estratégias e Ferramentas para Identificação Botânica no âmbito do IFN”. Promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro, o evento será realizado no herbário da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém.

O objetivo é melhorar as estratégias e aprender novas ferramentas para aprimorar a identificação das plantas coletadas em todo o país pelas equipes do Inventário Florestal. De acordo com Tiago Cruz, analista ambiental do SFB responsável por acompanhar a identificação botânica do IFN, o trabalho possui desafios específicos por se tratar de um levantamento em larga escala, com uma grande quantidade de material coletado em diferentes localidades.

“Além disso, a maioria das coletas botânicas é realizada de plantas estéreis, ou seja, que não estão na sua fase reprodutiva, com flores e/ou frutos. A falta desses elementos (flores e frutos) dificulta muito as identificações”, explica Cruz.

Um dos palestrantes será o curador de Botânica Amazônica e diretor do Instituto de Sistemática Botânica do Jardim Botânico de Nova York, Douglas Daly, que dedicou grande parte da sua pesquisa à botânica na Amazônia. Além dele, farão apresentações também integrantes brasileiros de seu projeto chamado “A Better Baseline: Building Capacity and Resources for Forest Inventory in the Brazilian Amazon”, que tem entre seus parceiros o Serviço Florestal.

Na programação também está prevista palestras dos próprios consultores do IFN que apresentarão informações sobre a família botânica da qual são especialistas. O workshop é patrocinado com recursos do Fundo Amazônia, geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal