Promovendo o Uso Econômico e Sustentável das Florestas

Promovendo o Uso Econômico e Sustentável das Florestas

portifolio sfb 3 01102019 PT site 1 1

 A nova estrutura de governo integrou o Serviço Florestal Brasileiro ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Dessa forma, as concessões florestais, o Inventário Florestal Nacional, o Cadastro Ambiental Rural, a implementação do Código Florestal Brasileiro e ações ligadas à questão produtiva das florestas passam a ser uma agenda integrante do MAPA. Com isso, conseguimos cada vez mais incorporar as discussões ambientais à agricultura, demonstrando que existe sinergias grandes oportunidade de alinhamento entre produção e conservação.

O Código Florestal Brasileiro é uma agenda estratégica e fundamental para a agricultura brasileira, sendo, assim, uma prioridade desse novo governo. A análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a implementação dos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e as emissões de Cotas de Reserva Ambiental (CAR) serão grandes alternativas para viabilizar a regularização dos produtores à lei.

No âmbito das concessões florestais, pretendemos, nos próximos 4 anos, ampliar a área de floresta sob concessão de pouco maisde 1 milhão para 4 milhões de hectares. Para isso, pretendemos implementar um conjunto de iniciativas como a simplificação normativa para acelerar as etapas de concessão florestal, a criação demecanismos de financiamento e um sistema informatizado de gestão dos contratos de concessão alinhado com manuais de procedimentos.

Certamente esse alinhamento entre agricultura e meio ambiente é uma das grandes oportunidades para que o Brasil consiga de fato seguir a sua trajetória de uma agricultura sustentável, produtiva e competitiva.

pdf Promovendo o Uso Econômico e Sustentável das Florestas (5.13 MB)

 

 

Categoria: