Pesquisadores do Laboratório de Produtos Florestais vão compor novo Grupo de Pesquisa da Iufro

Pesquisadores do Laboratório de Produtos Florestais vão compor novo Grupo de Pesquisa da Iufro

  • Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h51
  • Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h53

Esse GP vai se dedicar a pesquisas na área de identificação de madeira

2020 10 21 Iufro dentro1O Grupo de Pesquisa da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro), Identificação de Madeira, criado recentemente, vai contar com a colaboração dos pesquisadores Tereza Pastore e Alexandre Gontijo, do Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro.

A participação dos servidores do LPF foi aprovada pelo Conselho da Iufro, em setembro de 2020. Os principais objetivos do Grupo de Pesquisa são contribuir para o intercâmbio acadêmico, promover a cooperação entre cientistas de identificação de madeira e desenvolver métodos de identificação de madeira.

O GP também pretende fortalecer a colaboração com organizações internacionais para a promoção do uso sustentável de produtos florestais e do comércio legal de madeira. Dentre as instituições parceiras da Iufro e que contarão com o trabalho do grupo estão a Associação Internacional de Anatomistas da Madeira (IAWA, da sigla em inglês), a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestre Ameaçadas de Extinção (CITES, da sigla em inglês), a Academia Internacional de Ciências da Madeira (IAWS, da sigla em inglês) e a Organização Internacional das Madeiras Tropicais (ITTO, da sigla em inglês).

O Professor da Academia Chinesa de Silvicultura, Yafang Yin, é o proponente e o coordenador do GP Identificação da Madeira. A pesquisadora do Serviço Florestal Brasileiro, Tereza Pastore, e o representante do Instituto Thünen de Pesquisa em Madeira, Gerald Koch, serão os coordenadores adjuntos. Segundo Tereza Pastore, “é um grande prestígio para a nossa carreira profissional participar do Grupo de Pesquisa da Iufro. Vejo isso como o resultado de muita dedicação e amor à causa ecológica do nosso Brasil”.  

Iufro

A Iufro possui nove divisões temáticas de trabalho: Silvicultura, Fisiologia e Genética, Engenharia e Gestão de Operações Florestais, Avaliação, Modelagem e Gestão Florestal, Produtos Florestais e outras. Os p2020 10 21 Iufro dentro2esquisadores do LPF vão trabalhar com a divisão de Produtos Florestais, que se subdivide em três subgrupos: Coleções de Madeira e Bancos de Dados, Identificação Anatômica da Madeira e Identificação Multidisciplinar da Madeira.

Alexandre Gontijo atuará como coordenador adjunto do grupo de Identificação Anatômica da Madeira, coordenado pelo Dr. Michael Wiemann, do Laboratório de Produtos Florestais dos EUA. Gontijo informa que “o LPF americano desenvolve pesquisas em parceria conosco há muito tempo, portanto, os estudos na Iufro serão uma oportunidade de iniciarmos novos estudos, assim como, de dar continuidade a trabalhos em andamento”.

A divisão de Produtos Florestais contará ainda com a participação de instituições de nove países, dentre elas estão o Museu Real da África Central, da Bélgica; o Jardim Botânico Real (Kew), do Reino Unido; o  Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Florestais, da Indonésia, o Instituto de Pesquisa Florestal, de Gana; o Instituto de Pesquisa Florestal, da Malásia e a Universidade Estadual de Oregon, dos EUA.

A União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro) é uma rede internacional não governamental sem fins lucrativos formada por mais de 15 mil cientistas florestais, divididos em cerca de 700 organizações membros de mais de 127 países e tem a sua sede na Áustria.

A missão da Iufro é promover a cooperação internacional em pesquisa florestal e ciências afins visando aumentar a compreensão dos aspectos ecológicos, econômicos e sociais das florestas e árvores. Além disso, os estudos realizados, em seu âmbito, pretendem disseminar o conhecimento científico para os entes interessados e tomadores de decisão e contribuir para a política florestal e o manejo florestal local. A visão da Iufro é o manejo sustentável e com base científica dos recursos florestais mundiais para benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal