Na Semana da Árvore, o Serviço Florestal Brasileiro homenageia as principais espécies brasileiras

Na Semana da Árvore, o Serviço Florestal Brasileiro homenageia as principais espécies brasileiras

  • Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 10h59
  • Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 10h59

2020 09 21 dia da arvoreO Ipê é uma das árvores mais emblemáticas do país e é encontrada em várias regiões

O Dia da Árvore é comemorado dia 21 de setembro como uma necessidade de conscientizar a população da importância delas, incentivando a proteção das florestas com atitudes que visem a conservação e o uso sustentável. A data foi escolhida por anteceder a chegada da primavera no Hemisfério Sul.

O Serviço Florestal Brasileiro é o órgão do Governo Federal que atua na Gestão Pública das Florestas Brasileiras. Nesse sentido, vem implementando políticas públicas que promovam o seu desenvolvimento sustentável.

O programa de concessão florestal que transfere para a iniciativa privada a atividade do manejo sustentável. Atualmente, existem 18 contratos de concessão florestal em uma área de 1,05 milhão de hectares. O contrato de concessão permite ao concessionário apenas o direito de praticar o manejo florestal sustentável. Isso significa que as empresas podem extrair produtos madeireiros e não madeireiros, além de oferecer serviços de turismo.

O Serviço Florestal Brasileiro tem dentre as suas atribuições, a gerência do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e coordenação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), em nível federal. A inscrição no CAR de 6,5 milhões de imóveis e propriedades rurais transformou a realidade e as formas de condução do monitoramento da vegetação nativa e da aprovação das áreas de reserva legal de imóveis rurais, possibilitando alcance inédito de atuação do poder público em um País como o Brasil, que possui dimensões continentais, particularidades regionais e áreas de difícil acesso.

Outro importante programa é o Inventário Florestal Nacional (IFN). O IFN vai a campo e coleta os dados diretamente da floresta; faz a medição das árvores, coleta amostras botânicas, amostras de solo e realiza entrevistas com os moradores das proximidades, para entender a importância da floresta na vida das pessoas que vivem próximas a ela.

A coleta de dados em campo já foi concluída em 18 unidades da federação, que totaliza 417,7 milhões de hectares inventariados, ou seja, 49% do país. Conhecer os recursos florestais é essencial para promover o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal. Esta é a missão do Serviço Florestal Brasileiro.

O Brasil abriga a maior biodiversidade de fauna e flora do planeta, e possui cerca de 7.880 espécies arbóreas. Neste dia de celebração, o Serviço Florestal divulga dados inéditos do Inventário Florestal Nacional (IFN) sobre algumas das principais árvores do Brasil.

Começamos hoje por uma das árvores mais emblemáticas do país: o Ipê. Essa árvore é encontrada em todas as regiões do país, e se apresenta em diferentes variedades, como o ipê-branco, ipê-roxo, ipê-rosa, e o ipê-amarelo, que é considerado a árvore símbolo do Brasil.

Acesse os dados do IFN: http://snif.florestal.gov.br/pt-br/ultimas-noticias/717-arvores-do-brasil

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal