No Dia do Cerrado, Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza informações detalhadas sobre o bioma

No Dia do Cerrado, Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza informações detalhadas sobre o bioma

  • Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 10h24
  • Última atualização em Sexta, 11 de Setembro de 2020, 10h30

A página eletrônica apresenta dados, tabelas, gráficos, mapas e painéis interativos sobre o tema

2020 09 11 SnifCerrado 2

O Dia do Cerrado é comemorado no dia 11 de setembro. Em homenagem, o  Sistema Nacional de Informações Florestais (Snif) disponibiliza, a partir de hoje  informações oficiais e atualizadas sobre o Cerrado. Os interessados vão encontrar informações sobre as espécies do bioma, informações sobre as espécies mais utilizadas no Cerrado a partir dos dados do Inventário Florestal Nacional, informações sobre os Parceiros Institucionais bem como links para os demais projetos do Plano de Investimentos. 

O SNIF Cerrado é um componente do SNIF com informações específicas do uso, gestão e recursos florestais deste bioma. Segundo o diretor de Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Humberto Mesquita, o SNIF apresenta as informações nacionais e geralmente não captura informações regionais que são peculiares de cada bioma.  

“Este é primeiro componente do portal do SNIF por bioma, representado pelo Cerrado. Esta iniciativa teve o apoio do Plano de Investimento do Brasil no âmbito do Forest Investiment Program – FIP, sendo apoiado no âmbito do Projeto intitulado “Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos Setores Público e Privado”, explicou o diretor. 

Público alvo 

2020 09 11 SnifCerrado dentro

A página foi construída todas as pessoas que tenham interesse em obter informações florestais específicas sobre o bioma, em especial, para empreendedores na bioeconomia, pesquisadores e estudantes, gestores públicos envolvidos na gestão florestal, organizações envolvidas na promoção da cadeia produtiva do Cerrado. 

Humberto Navarro considera que “o SNIF Cerrado vai oferecer ao Serviço Florestal Brasileiro mais um meio de aproximação entre as comunidades locais por meio de informações úteis para a promoção do uso sustentável da floresta, garantindo desenvolvimento econômico e sustentabilidade das florestas”. Segundo dados do Inventário Florestal Nacional (IFN), 32% dos produtores rurais produzem renda por meio dos produtos florestais no Cerrado e para, aproximadamente metade deles, a contribuição supera 50% da renda total das famílias.   

O subsite SNIF Cerrado apresenta dados por meio de tabelas, gráficos e mapas, sendo que o usuário também poderá fazer uso dos painéis interativos e filtrar as informações do seu interesse, por exemplo, por municípios. “O Serviço Florestal tem trabalhado para a implementação do SNIF como um sistema de identificação, registro e análise de informações associadas às florestas naturais e plantadas do Brasil, com o objetivo de subsidiar políticas, programas e projetos que conciliem o uso e a conservação das florestas do Brasil. Assim, este é só o início, planejamos aumentar as informações disponibilizadas, bem como futuramente realizar iniciativa semelhante para os demais biomas”, finaliza Humberto Mesquita. 

Para acessar o site, clique no link: http://snif.florestal.gov.br/pt-br/bioma-cerrado

 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal