Serviço Florestal abre inscrições para cursos à distância do Portal Saberes da Floresta

Serviço Florestal abre inscrições para cursos à distância do Portal Saberes da Floresta

  • Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 14h59
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 15h01

As inscrições para os cursos iniciam dia 27/07 e visam difundir informações sobre as florestas brasileiras e promover boas práticas de manejo sustentável

O Portal Saberes da Floresta do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) abre, no dia 27, inscrições gratuitas para seis cursos à distância. As vagas disponíveis são para Gestão de Empreendimentos Comunitários, Introdução à Concessão Florestal, Manejo da Castanha Manejo do Açaí e, para os novos cursos Introdução ao Manejo Florestal e Introdução às Cooperativas e Associações.

Os cursos serão autoinstrucionais, com carga horária de 20 horas, divididos em quatro módulos e com duração de quatro semanas. Os inscritos que concluírem a capacitação com o mínimo 60% de aproveitamento poderão solicitar certificados. pdf Clique aqui e veja a programação completa dos cursos (205 KB) .

Novos cursos

O coordenador-geral de Fomento Florestal do Serviço Florestal, Fernando Castanheira, afirma que, “com o lançamento de mais dois novos cursos - Introdução ao Manejo Florestal e Introdução às Cooperativas e Associações, o Serviço Florestal Brasileiro, por meio do Portal Saberes da Floresta, fortalece a geração e a transferência de conhecimento sobre práticas de gestão e uso sustentável dos nossos recursos florestais”.

“Nossa expectativa é que os cursos atinjam um público de cerca de 25 mil pessoas. Os cursos são importantes instrumentos para que o SFB melhore e amplie a comunicação de suas atividades junto à sociedade”, completamente Castanheira.

Até o final do ano serão lançados mais quatro novos cursos, Recomposição de Áreas Degradadas; Elaboração de Planos de Manejo Florestal Sustentável; Tópicos em Manejo Florestal Comunitário e Óleos e Resinas brasileiras.

Público

Os cursos são direcionados a servidores públicos de órgãos ambientais, agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), profissionais de empresas do setor florestal, líderes comunitários, professores e estudantes, tanto de ensino profissionalizante quanto superior.

Os cursos visam difundir informações sobre as florestas brasileiras e promover boas práticas de manejo sustentável. O material didático foi preparado com uma linguagem dialógica que busca aliar o conhecimento técnico com os saberes tradicionais e as regionalidades.

Disseminação de conhecimento

O Portal Saberes da Floresta é um ambiente online de educação a distância. O nome visa valorizar a compreensão de que o conhecimento é construído e transformado em saber na prática cotidiana. Além disso, destaca o tema central da atuação do SFB, a floresta.

A plataforma foi desenvolvida com recursos do projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia. O Projeto, que conta com recursos do banco alemão KfW, tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e a conservação das florestas na Amazônia Legal com base no uso sustentável dos recursos florestais.

Acesse o link abaixo para fazer sua inscrição e saber mais sobre os cursos disponíveis:

https://saberes.florestal.gov.br/

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal