FAO lança principais resultados do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA 2020)

FAO lança principais resultados do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA 2020)

  • Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 16h43
  • Última atualização em Segunda, 13 de Julho de 2020, 12h52

Documento mostra que Rússia, Brasil e Canadá detém 61% das áreas de florestas de todo o mundo 

2020 05 08 RelatorioFAO capa

O Relatório de Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA 2020), produzido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), aponta que a área total de cobertura florestal do mundo é de 4,06 bilhões de hectares, o que corresponde a 31% da área total. O documento mostra que mais da metade das florestas do mundo (54%) está localizada em apenas cinco países: Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China. O Brasil apresenta a segunda maior área de florestas, de 497 milhões de hectares, atrás apenas da Rússia, com 815 milhões de hectares, valores projetados para o ano de 2020. Apesar de que as florestas não estão distribuídas igualmente entre os povos do mundo, a área de florestas equivale a 0,52 ha por pessoa. 

O relatório apresenta que a perda líquida de florestas no mundo inteiro diminuiu substancialmente no período entre 1990 a 2020 em função da redução no desmatamento em alguns países e do aumento na área de floresta em outras regiões por meio da formação de florestas por plantio e, também, da expansão natural das florestas. 

2020 05 08 RelatorioFAO 01O Serviço Florestal Brasileiro é o órgão do Governo Federal responsável pela organização e produção das informações sobre as florestas do Brasil, por meio do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF). Os dados produzidos pelo SNIF corroboraram para a produção dos principais resultados da FRA 2020. 

Segundo o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto de Freitas, as informações fornecidas pelo relatório FRA2020 apresentam uma visão abrangente das florestas do mundo e as maneiras pelas quais os recursos florestais estão mudando nas últimas décadas.  

“Esse estudo serve de apoio para o desenvolvimento de políticas, práticas e investimentos que afetem as florestas, tanto o âmbito de cada país ou região, como fóruns internacionais que abordam temas relacionados às florestas”, disse Joberto. 

O documento informa ainda que 93% (3,75 bilhões de ha) da área de florestas em todo o mundo são compostos por florestas nativas e 7% (290 milhões de ha) por florestas plantadas. A área de florestas naturais diminuiu desde 1990, enquanto a área de florestas plantadas aumentou em 123 milhões de ha. No entanto, a taxa de aumento da área de floresta plantada diminuiu nos últimos dez anos.  

Atualmente, as florestas plantadas cobrem cerca de 131 milhões de ha, que representam 3% da área global de florestas. Desse total, 45% das florestas plantadas são manejadas intensivamente, compostas por uma ou duas espécies e principalmente para fins produtivos. A maior parte das florestas plantada está localizada na América do Sul, onde esse tipo de floresta representa 99% da área total de florestas plantadas e 2% da área total de floresta.

Planos de manejo 

Outro dado importante é que mais de 2 bilhões de hectares de floresta do mundo: são manejadas para produzir madeira ou outros produtos. A área manejada de florestas varia entre os continentes, enquanto 96% das florestas da Europa estão sob algum tipo de manejo, os percentuais diminuem na África e na América do Sul, representando 24% e 17% das florestas com planos de manejo, respectivamente. No entanto, o estudo aponta também que a área de florestas sob manejo florestal vem aumentando em todas as regiões. A área global passou de 233 milhões de ha em 2000 e atingindo 2,05 bilhões de ha em 2020.

O relatório estima que existem 726 milhões de ha de floresta em áreas protegidas em todo o mundo. Das seis principais regiões do mundo, a América do Sul é que tem a maior parcela de florestas em áreas protegidas (31%). O mundo ainda possui, pelo menos, 1,11 bilhão de hectares de florestas primárias, ou seja, florestas compostas por espécies nativas nas quais não existem indicações claramente visíveis de atividades humanas e os processos ecológicos não foram significativamente alterados. Combinados, três países (Brasil, Canadá e Rússia) hospedam mais da metade (61%) das florestas primárias do mundo.  

A maior parte do carbono das florestas é encontrada na biomassa viva (44%) e no solo orgânico (45%), e o restante na madeira morta e em decomposição. O estoque de carbono total nas florestas diminuiu de 668 gigatoneladas, em 1990, para 662 gigatoneladas, em 2020. A densidade de carbono estocado nas florestas aumentou ligeiramente no mesmo período, de 159 toneladas para 163 toneladas por ha.   

Uso produtivo das florestas 2020 05 08 RelatorioFAO 02

Do documento, vale ainda destacar que cerca de 30% de todas as florestas são usadas principalmente para produção. No geral, em torno de 1,15 bilhão de ha de florestas são gerenciados principalmente para a produção de produtos florestais madeireiros e não madeireiros. Além disso, 749 milhões de ha de florestas são designados para o uso múltiplo. 

O estudo aponta que 399 milhões de ha de florestas estejam designados prioritariamente para a proteção do solo e da água, um aumento de 119 milhões de ha desde 1990. A taxa de aumento na área de floresta alocada para esse fim cresceu durante todo o período, mas especialmente nos últimos dez anos. Por fim, o relatório apresenta que uma área de 186 milhões de hectares de floresta em todo o mundo é usada para serviços sociais, como recreação, turismo, pesquisa e educação, conservação de locais com valores culturais e espirituais. A área designada para esse uso florestal aumentou a uma taxa 186 mil hectares por ano desde 2010.

O relatório da FAO Avaliação Global dos Recursos Florestais (FRA2020), incluindo uma análise profunda sobre vários aspectos das florestas do mundo, foi elaborado com base em relatórios individuais de 236 países e territórios e será publicado em junho de 2020. A avaliação global dos recursos florestais é realizada pela FAO a cada cinco anos, desde 1947.

Para mais informações, acesse o site: www.fao.org/forest-resources-assessment

Para saber mais sobre as áreas do Serviço Florestal Brasileiro, acesse:

www.florestal.gov.br/snifhttp://

www.florestal.gov.br/o-que-e-concessao-florestalhttp://

www.florestal.gov.br/inventario-florestal-nacional

 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal