Programa Arboretum divulga Relatório Técnico-Executivo 2019

Programa Arboretum divulga Relatório Técnico-Executivo 2019

  • Publicado: Segunda, 11 de Mai de 2020, 10h42
  • Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 10h52

Documento apresenta o histórico da estruturação e os resultados das ações com sementes, mudas e plantios

arboretumO Programa Arboretum, vinculado ao Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, divulga o Relatório Técnico-Executivo e Histórico 2019, que apresenta os principais resultados e dados que servem como referências técnicas a serem utilizadas pelo programa ou por outros parceiros. As informações contidas no documento são fundamentais para a orientação e para a dinâmica dos trabalhos realizados.

O relatório também apresenta o histórico e indicadores ao longo dos anos, todos no âmbito focal da Coordenação Técnica Executiva. Os dados apresentados mostram as etapas de implementação da proposta, que teve total estruturação com a construção do viveiro da Base Florestal, em agosto de 2016.

A Coordenadora Técnica-Executiva do Programa Arboretum, Natália Albuquerque, acredita que o relatório servirá como um documento de referência para que os parceiros ou interessados tenham facilidade em compreender, consultar e contribuir para o aprimoramento das atividades desenvolvidas.

“O Relatório do Programa Arboretum 2019 contém informações relevantes para o segmento como a dinâmica do laboratório de sementes florestais, uma das maiores em termos de número de lotes e diversidade de espécies florestais manejadas e testadas no Brasil. O relatório também apresenta a  indicação das espécies trabalhadas em cada setor. O Arboretum trabalha com a sistematização do conhecimento silvicultural sobre mais de  400 espécies florestais, especialmente no que tange à produção das mudas e sementes para oferta na cadeia da restauração florestal,  e cadeias econômicas associadas.”, destaca Natália.

O documento ainda apresenta produção de sementes e de mudas, que atende aos proprietários rurais em todo o brasil; o número de propriedades em adequação ambiental, sendo mais de 1000 propriedades vinculadas ao Programa e a geração de renda tanto para os coletores de sementes e para os produtores de mudas, contribuindo para a sustentabilidade nas comunidades rurais que guardam a floresta.

O Serviço Florestal Brasileiro tem papel determinante para o desenvolvimento dessas cadeias produtivas. Por meio do Laboratório de Produtos Florestais, estão sendo desenvolvidos projetos nas cadeias de extrativos e de cortes finos da madeira, especificamente para a produção de instrumentos musicais.

O objetivo do projeto visa a viabilização de florestas planejadas produtivamente, vinculadas às áreas de conservação e recomposição florestal, em uma estratégia denominada Sistema Econômico Florestal.

O Relatório Técnico-Executivo e Histórico 2019 é destinado aos membros do Conselho Gestor e aos parceiros ou instituições que buscam informações, e pode ser acessado no site do Programa programaarboretum.eco.br.

O Arboretum é um Programa interinstitucional, viabilizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta com empresas de celulose e coordenado técnica e executivamente pelo Serviço Florestal Brasileiro. O programa reúne atores relacionados à pesquisa, à normatização e à extensão, em um ciclo que vai desde a coleta de sementes, produção de mudas e plantios para restauração e para uso sustentável de espécies florestais, numa estrutura de suporte técnico e logístico permanentemente vinculada às ações de campo.

É gerido por um Conselho Gestor, composto pelo Serviço Florestal Brasileiro, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jardim Botânico do Rio de Janeiro (Centro Nacional de Conservação da Flora), EMBRAPA (Tabuleiros Costeiros, Instituto Federal Baiano, Universidade do Estado da Bahia e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (SEMA).

  pdf Clique aqui (10.37 MB) para acessar o Relatório.

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal