Serviço Florestal Brasileiro publica Relatório de Gestão de Florestas Públicas

Serviço Florestal Brasileiro publica Relatório de Gestão de Florestas Públicas

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h02
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 14h02

O documento mostra as ações de gestão e fortalecimento das florestas públicas implementadas em 2019

2020 04 27 relatorio gestao 2019O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) publica o Relatório de Gestão de Florestas Públicas ano 2019. O documento apresenta as principais ações desenvolvidas pelo órgão nas florestas públicas brasileiras e visa dar transparência e publicidade dessas ações e políticas públicas.

O Brasil possui 58,5% do seu território coberto por florestas, por isso, a agenda florestal tem importância estratégica para a economia do Brasil. Para gerir as florestas públicas, o Serviço Florestal é responsável, entre as suas atribuições, pela gerência do Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP), do Inventário Florestal Nacional (IFN), da concessão de florestas públicas para o manejo florestal sustentável, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF) e do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, afirma que “o Serviço Florestal Brasileiro avançou na consolidação de suas principais ferramentas de gestão de florestas públicas em 2019, fortalecendo sua capacidade de ação e a melhoria de seus processos”.

O Relatório apresenta a atualização do Cadastro Nacional de Florestas Públicas e identifica aquelas áreas passíveis de serem outorgadas para concessão florestal. Até o final de 2019, o CNFP fez o cadastro de 310 milhões de hectares de florestas públicas, o equivalente a 36% do território brasileiro e a aproximadamente 60% das florestas brasileiras.

Quanto à gestão das concessões florestais federais, houve o fortalecimento da atividade como instrumento de conservação da cobertura vegetal das florestas brasileiras, por meio da melhoria da qualidade de vida da população que vive em seu entorno e do estímulo à economia formal com produtos e serviços oriundos de florestas manejadas. Em 2019, foram realizadas duas audiências públicas para a concessão das Florestas Nacionais (Flonas) de Amapá e de Humaitá/AM e foi assinado mais um contrato de concessão florestal da Flona de Jamari/RO.  O ano finalizou com 18 contratos de concessão florestal, promovendo a economia local e a geração de emprego e renda. 

O RGFP também traz informações relevantes sobre o progresso do Inventário Florestal Nacional (IFN), sobre as principais atividades do Fundo Nacional de Desenvolvimento Florestal (FNDF), sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), na agenda de implementação do Código Florestal Brasileiro, bem como sobre outros dados indispensáveis ao efetivo cumprimento dos objetivos da gestão de florestas públicas.

O Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza ao público diversas plataformas de consulta, pesquisa e acesso a dados e informações sob sua gestão. São ferramentas que contemplam dados e informações geradas pelo próprio SFB. São obtidos a partir da integração de bancos de dados de instituições parceiras ou a partir da compilação de dados e informações de interesse do SFB, do setor florestal e de todos os interessados.

Tais elementos fortalecem os processos de tomada de decisão de agentes públicos e privados no tocante às florestas públicas do País.

Para acessar o Relatório de Gestão de Florestas Públicas 2019, clique no link abaixo:

http://www.florestal.gov.br/relatorios-de-gestao

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal