Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional das Florestas

  • Publicado: Sexta, 20 de Março de 2020, 07h00
  • Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 15h17

A data foi escolhida para conscientizar a importância das florestas para a vida em todo o planeta2020 03 21 dia internacioal das florestas 02

O Dia Internacional das Florestas é comemorado em todo o mundo no dia 21 de março. Essa data foi escolhida para conscientizar a população sobre a importância das florestas para a manutenção da vida em todo o planeta.

Em se tratando do Brasil, os números sobre as florestas são grandiosos, assim como a importância delas nos diversos aspectos: ambientais, culturais, sociais e econômicos. Temos hoje a segunda maior área de florestas do mundo, com cerca de 60% do território nacional, ou seja, 500 milhões de hectares cobertos por floresta. Desse total, 255 milhões de hectares são destinados a unidades de conservação públicas municipais, estaduais e federais.

Ao longo das últimas décadas a economia florestal se consolidou como um relevante segmento econômico internacional e fundamental para o desenvolvimento sustentável. No Brasil, o desenvolvimento econômico baseado em florestas contribui com R$73 bilhões em geração de renda e com cerca de 3,4 milhões de empregos diretos e indiretos.

 2020 03 21 dia internacioal das florestas 03

Desenvolvimento sustentável

Um dos pilares do Serviço Florestal Brasileiro é o desenvolvimento sustentável, a conservação da floresta nativa, a recuperação produtiva de áreas desmatadas e o incentivo a florestas plantadas.

Para o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, “o Brasil tem instrumentos para intensificar a agenda de conservação das florestas com o viés do desenvolvimento sustentável. O potencial é grande nesse sentido como a produção de fibras, de energias renováveis, de celulose, manejo sustentável das florestas nativas para a produção madeireira e não madeireira e, assim, fortalecendo uma economia de base renovável e sustentável”.

Colatto ressalta ainda que “o Brasil pretende aumentar a área de florestas plantadas, que hoje ocupam 1,2% do território nacional, para 2 milhões de hectares até 2030, uma vez que vêm ocupando maior espaço e importância na economia brasileira”. Os atuais 10 milhões de hectares de florestas plantadas são responsáveis por 90% da madeira usada no país e exportada, além de representar a terceira commodities de exportação do país.

O diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro, Joberto de Freitas, acredita que “é sempre importante comemorar o Dia Internacional das Florestas informando a sociedade sobre os avanços e desafios relacionados às suas florestas”.

2020 03 21 dia internacioal das florestas 01“O país tem avançado nos últimos anos em construir instituições fortes, políticas de conservação e uso das florestas, assim como de combate ao desmatamento e à exploração ilegal de madeira. Os desafios à frente são relacionados à inclusão crescente das florestas na economia do país e de promoção do manejo florestal sustentável, seja de florestas naturais ou plantadas, na propriedade rural privada. A economia florestal deve chegar ao nível local, por uma ação coordenada de políticas públicas que conciliem a produção florestal com as florestas em pé”, finalizou Joberto.

História

Em 1971, a Organização das Nações Unidas para a alimentação e Agricultura (FAO) estipulou o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas para conscientizar a população sobre a importância das florestas para a manutenção da vida em todo o planeta. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal