Serviço Florestal lança principais resultados do Inventário Florestal Nacional do Espírito Santo

Serviço Florestal lança principais resultados do Inventário Florestal Nacional do Espírito Santo

  • Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 10h36
  • Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 10h41

aviso de pauta medioO diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participa no dia 06 de março, em Vitória (ES), do evento de lançamento do relatório no Inventário Florestal Nacional (IFN) Espírito Santo. O levantamento de dados de campo ocorreu em todo o estado, numa área de 46 mil Km² e 78 municípios.

No Espírito Santo, o IFN foi realizado por meio de um trabalho conjunto entre o Serviço Florestal Brasileiro, as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (SEAMA), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Herbário VIES), por intermédio do Projeto de Apoio ao IFN, com recursos do Global Evironment Facility (GEF), administrados pela FAO Brasil (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

A coleta de dados em campo aconteceu em 121 pontos amostrais, distribuídos a cada 20 Km, sobre todo o território estadual, no período de março de 2014 a julho de 2015, e foi realizada pela empresa Saltus Consultoria Ambiental e Florestal. Essas informações se dividem em três componentes: análise da cobertura de vegetação, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.

No trabalho realizado, foi identificado que 23% da extensão territorial do Espírito Santo, ou seja, 1 milhão de hectares, tem cobertura de floresta natural. O estado está sob o domínio da Mata Atlântica, com predomínio da Floresta Ombrófila Densa, distribuída nas variadas condições de altitude do território e também conta com floresta plantada de produção.

Os municípios Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Sooretama possuem as maiores proporções de seus territórios cobertos por florestas (53%, 51% e 49% respectivamente). As florestas plantadas ocupam 4% do território estadual.  Durante o trabalho de campo do IFN-ES, foram encontradas 680 espécies pertencentes as 382 gêneros e 113 famílias botânicas. Desse trabalho, foram identificados três exemplares de possíveis novas espécies para a flora do Brasil.

O Inventário Florestal Nacional é uma das principais ações realizadas pelo Governo Federal – por meio do Serviço Florestal Brasileiro – para produzir informações estratégicas sobre os recursos florestais brasileiros. O IFN faz o levantamento de dados diretamente nas florestas naturais e plantadas, onde são realizadas coletas de amostras botânicas, amostras de solo, medição de árvores, além de entrevistas com moradores das proximidades, com o objetivo de identificar as realidades locais.

Serviço: lançamento do Inventário Florestal Nacional no Espírito Santo

Data: 06/03

Horário: 14:30

Local: Auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Endereço: Av. Adalberto Simão Nader, nº 531 – Ed. Brascar -  Mata da Praia – Vitória/ES

Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal