Serviço Florestal capacita equipes para realizar o Inventário Florestal no Cerrado

Serviço Florestal capacita equipes para realizar o Inventário Florestal no Cerrado

  • Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h56
  • Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h57

Profissionais passam por capacitação para usar a metodologia do Inventário Florestal Nacional no bioma Cerrado, em São Paulo e Minas Gerais

2020 02 14 ifn capacita cerrado capaTécnicos da Diretoria de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro estão capacitando equipes que farão a coleta de dados em campo do Inventário Florestal Nacional (IFN), em São Paulo e Minas Gerais. O curso, que teve início no dia 10 de fevereiro (segunda-feira), termina nesta sexta-feira (14), no Jardim Botânico de Brasília.

As características do Cerrado, o funcionamento e estrutura das equipes de campo, orientações sobre a coleta do material botânico e sobre as entrevistas com os moradores, entre outros aspectos da metodologia usada no IFN estão sendo apresentados durante o Curso. As equipes também são preparadas para realizar o planejamento das atividades no campo e recebem instruções sobre segurança e saúde no trabalho. O treinamento é realizado com apoio da Embrapa Florestas, que é parceira do Serviço Florestal na implementação do IFN.

Esta turma é composta por de 22 profissionais, como engenheiros florestais, biólogos, entre outros.  Após a conclusão do treinamento, os profissionais darão início às atividades de coleta de dados em campo.

2020 02 14 ifn capacita cerradoO trabalho de coleta de dados em campo será realizado por duas empresas contratadas pelo Serviço Florestal, por meio de licitação pública. A coleta de dados em Minas Gerais consistirá no levantamento em 256 pontos distribuídos em aproximadamente 9,7 milhões de hectares. Em São Paulo serão levantados 215 pontos distribuídos em aproximadamente oito milhões de hectares.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais, como também, o estado de conservação e a biodiversidade das florestas.

2020 02 14 ifn capacita cerrado 01Além disso, são realizadas entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas sobre sua relação com a floresta e o uso dos recursos, como a utilização para alimentar o gado ou de lenha para cozinhar.

O levantamento de dados em campo já foi concluído na porção de Cerrado de nove unidades da federação (DF, GO, MT, MS, MA, PA e RO), totalizando 3864 conglomerados contratados e medidos. A conclusão das coletas de dados biofísicos está prevista para o ano de 2020.

 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal