Dirigentes apresentam o Serviço Florestal Brasileiro a superintendentes federais de agricultura

Dirigentes apresentam o Serviço Florestal Brasileiro a superintendentes federais de agricultura

  • Publicado: Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 16h43
  • Última atualização em Quinta, 13 de Fevereiro de 2020, 16h51

Os representantes estaduais do Mapa serão pontos focais da agenda florestal do Governo Federal

 

Os dirigentes do Serviço Florestal Brasileiro apresentaram, nesta quinta-feira (13), as principais ações do órgão durante reunião com os superintendentes federais do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O evento foi coordenado pela Secretaria-Executiva do Ministério para alinhamento dos trabalhos para 2020.O diretor-geral do Serviço Florestal, Valdir Colatto, fez a apresentação inicial e destacou os principais desafios e diretrizes para a gestão florestal na agenda da produção sustentável em interface com as Superintendências Federais.2020 02 13 FSA 11

Nesse tema, o diretor falou do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do programa de florestas plantadas, das concessões florestais, do Projeto de Finanças Verdes, do Sistema Nacional de Informações Florestais e do Inventário Florestal Nacional como ferramentas para planejar o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.“Os superintendentes federais serão o ponto de apoio na aproximação entre as secretarias de agricultura e de meio ambiente nos estados para fazermos a harmonização entre a conservação do meio ambiente e a produçãosustentável”, afirmou.

Colatto ressaltou ainda a robustez da base de dados do CAR, que tem 6,4 milhões de inscrições de propriedades e posses rurais, como um dos cadastros mais significativos do país. “Temos um dos sistemas de informações mais ricos, no entanto, é necessário unificar todos os bancos de dados de estatísticas ambientais e fundiárias do Governo Federal como ser uma única fonte de insumos para as políticas públicas de conservação, sustentabilidade e ocupação territorial”, finalizou.

Parceria

2020 02 13 SFA 2Os diretores de Cadastro e Fomento Florestal, de Concessão Florestal e Monitoramento e de Pesquisa e Informações Florestais, Jaine Cubas, Paulo Carneiro e Joberto Veloso, respectivamente, e o gerente de Tecnologia da Informação, Roberto Aguilar, apresentaram as ações de cada setor.

Jaine Cubas apresentou o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental (Sicar), os módulos do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e das Cotas de Reserva Ambiental (CRA), “que estão sofrendo melhorias para a implantação da análise dinamizada dos cadastros já realizados e, assim, abarcar novas atribuições e efetivar o Código Florestal Brasileiro”.

O diretor Paulo Carneiro explicou o processo de concessão florestal e, na oportunidade, pediu aos superintendentes um esforço na divulgação local das informações técnicas e da agenda do manejo florestal. “A concessão é o caminho legal para o manejo florestal”, completou.2020 02 13 SFA 3

O Sistema Nacional de Informações Florestais, a sistemática de produção do Inventário Florestal Nacional e o Laboratório de Produtos Florestais foram apresentados pelo diretor Joberto Veloso. “Fizemos o Inventário Florestal Nacional em 18 estados brasileiros, que representam 49% do território, por meio do levantamento de dados botânicos e de solo, assim como pesquisa com a comunidade local para saber a relação dela com a floresta. Esse estudo representa um valioso insumo para a elaboração de políticas públicas locais”, ponderou.2020 02 13 SFA 4

O encontro foi encerrado com a apresentação do gerente Roberto Aguilar que mostrou as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas na efetivação dos programas do Serviço Florestal Brasileiro.

A reunião compôs programação que iniciou com a presença da Ministra Tereza Cristina (Mapa), no dia 12. Na oportunidade, ela falou sobre os desafios do ministério, que teve sua estrutura ampliada no governo do presidente Jair Bolsonaro, e a relevância da boa interlocução com as unidades da Federação para o êxito das políticas públicas.

 

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal