Site do SNIF vai oferecer ferramenta para personalização do usuário

Site do SNIF vai oferecer ferramenta para personalização do usuário

  • Publicado: Terça, 28 de Janeiro de 2020, 12h52
  • Última atualização em Quinta, 06 de Fevereiro de 2020, 14h34

Os usuários vão receber notificação sobre as atualizações dos assuntos preferidos

2020 01 28 SNIF Site dentro2A reformulação do site do Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF) do Serviço Florestal Brasileiro está em fase de homologação. A mudança é uma determinação da Presidência da República para adequação ao novo padrão para todos os sites do Governo Federal, incluindo o do Serviço Florestal.

Uma grande novidade no caso do SNIF é a disponibilização da “Área do Usuário” utilizando uma ferramenta chamada “Push”, na qual o usuário poderá criar um perfil, com login e senha, e informar dados pessoais como: nome, data de nascimento, localidade, área de atuação profissional e temas de interesse.

A partir dessas informações, sempre que houver a inserção de um novo conteúdo ou atualização, o sistema vai enviar ao usuário mensagem, via e-mail, informando a atualização daquele assunto de interesse. O SNIF pretende conhecer o público que navega por esse ambiente e orientar a disponibilização de informações florestais que produz.

Para a analista ambiental da Gerência Executiva de Informações Florestais do Serviço Florestal, Ana Laura Trindade, “o novo site, ao oferecer um ambiente personalizado Favoritos, vai facilitar a navegação no portal, permitindo um estreitamento no relacionamento com o usuário e um maior conhecimento sobre a dinâmica do SNIF”.

O trabalho de migração ao novo padrão do Governo Federal dos sites do Serviço Florestal Brasileiro e do SNIF está sendo feito pela empresa Websis Tecnologia e Sistemas. Segundo o gerente da empresa, Vitor Sad, a atualização “vai oferecer um ambiente de navegação mais intuitivo, muito ilustrado e com ferramentas modernas usadas nos melhores sites de notícias, além de conter ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva ou visual’.2020 01 28 SNIF Site dentro1

Uma das competências do Serviço Florestal Brasileiro, de acordo com a Lei nº 11.284/2006, é criar e manter o SNIF integrado ao Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente- SINIMA. O Serviço Florestal tem trabalhado para implementar o SNIF como um sistema de identificação, registro e análise de informações associadas às florestas naturais e plantadas do Brasil.

O Sistema tem como objetivos gerais colecionar e produzir, organizar, armazenar, processar e disseminar dados, informações e conhecimentos sobre as florestas e sobre o setor florestal para subsidiar políticas, programas e projetos que conciliem o uso e a conservação das florestas do Brasil.

A previsão é que tanto o site do Serviço Florestal quanto o do SNIF sejam publicados, em breve e simultaneamente, atendendo as orientações da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.  

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal