Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Banco Mundial promove reunião para balanço das atividades do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Banco Mundial promove reunião para balanço das atividades do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

  • Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 19h21
  • Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h16

O projeto vai permitir estudos para a concessão florestal em área de até 2,8 milhões de hectares  

 

O Serviço Florestal Brasileiro, o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos estados do Pará, Rondônia, Acre e Amazonas, o Banco Mundial e a Conservação Internacional se reuniram para fazerem um balanço de um ano de atividade do Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia e direcionamento das atividades para os próximos anos. O encontro aconteceu na cidade de Porto Velho (RO), nos dias 19 a 22 de novembro.

Durante o evento, o gerente-executivo de Monitoramento e Auditoria Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, José Humberto Chaves, apresentou os estudos já encaminhados para a produção de edital de concessão florestal nas Unidades de Conservação de Humaitá, Jatuarana, Pau-Rosa, Balata-Tufari e Iquiri.

2019 11 25 GEFPaisagenssustentaveiscapa

”É fundamental sinalizar a importância do Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia para que o Serviço Florestal consiga aumentar para 4 milhões de hectares as áreas de concessão florestal e atingir o cronograma proposto pelo governo para os próximos 3 anos. Ressalto, assim, que o projeto vai contribuir diretamente para a concessão de 2,8 milhões de hectares”, afirmou José Humberto.

O Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia é fomentado pelo Banco Mundial, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem a execução financeira realizada pela Conservação Internacional. O projeto abrange quatro componentes que estão inter-relacionados: Sistemas de Áreas Protegidas na Amazônia; Gestão Integrada da Paisagem; Políticas Públicas para a Proteção e Recuperação da Vegetação Nativa e Capacitação, Cooperação e Gestão do Projeto.  

No Serviço Florestal, o projeto apoia a realização de estudos para a realização de editais de concessão florestal nas Flonas dos estados do Amazonas e do Pará. O valor de investimento nesses estudos ao longo da duração do projeto, num período de 6 anos, é da ordem de mais de R$6 milhões. O projeto também apoiará a modelagem para a concessão de áreas degradadas para reflorestamento e o fortalecimento das ferramentas de monitoramento das concessões, além de apoiar parceria com os estados por meio de oficinas locais para fortalecer a concessão florestal no estado do Amazonas e do Pará, permitindo a integração entre os entes federativos.

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia fortalece as atividades para que a Amazônia possa ser conservada por esforços conjuntos e integrados. As unidades de conservação e as áreas privadas têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável da região e na redução do desmatamento, essenciais para a manutenção dos serviços que a natureza fornece para a sociedade brasileira e mundial.

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página