Banco Mundial promove reunião para balanço das atividades do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

Banco Mundial promove reunião para balanço das atividades do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

  • Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 18h21
  • Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 09h16

O projeto vai permitir estudos para a concessão florestal em área de até 2,8 milhões de hectares  

 

O Serviço Florestal Brasileiro, o Ministério do Meio Ambiente, o ICMBio, representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos estados do Pará, Rondônia, Acre e Amazonas, o Banco Mundial e a Conservação Internacional se reuniram para fazerem um balanço de um ano de atividade do Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia e direcionamento das atividades para os próximos anos. O encontro aconteceu na cidade de Porto Velho (RO), nos dias 19 a 22 de novembro.

Durante o evento, o gerente-executivo de Monitoramento e Auditoria Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, José Humberto Chaves, apresentou os estudos já encaminhados para a produção de edital de concessão florestal nas Unidades de Conservação de Humaitá, Jatuarana, Pau-Rosa, Balata-Tufari e Iquiri.

2019 11 25 GEFPaisagenssustentaveiscapa

”É fundamental sinalizar a importância do Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia para que o Serviço Florestal consiga aumentar para 4 milhões de hectares as áreas de concessão florestal e atingir o cronograma proposto pelo governo para os próximos 3 anos. Ressalto, assim, que o projeto vai contribuir diretamente para a concessão de 2,8 milhões de hectares”, afirmou José Humberto.

O Projeto GEF Paisagens Sustentáveis da Amazônia é fomentado pelo Banco Mundial, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e tem a execução financeira realizada pela Conservação Internacional. O projeto abrange quatro componentes que estão inter-relacionados: Sistemas de Áreas Protegidas na Amazônia; Gestão Integrada da Paisagem; Políticas Públicas para a Proteção e Recuperação da Vegetação Nativa e Capacitação, Cooperação e Gestão do Projeto.  

No Serviço Florestal, o projeto apoia a realização de estudos para a realização de editais de concessão florestal nas Flonas dos estados do Amazonas e do Pará. O valor de investimento nesses estudos ao longo da duração do projeto, num período de 6 anos, é da ordem de mais de R$6 milhões. O projeto também apoiará a modelagem para a concessão de áreas degradadas para reflorestamento e o fortalecimento das ferramentas de monitoramento das concessões, além de apoiar parceria com os estados por meio de oficinas locais para fortalecer a concessão florestal no estado do Amazonas e do Pará, permitindo a integração entre os entes federativos.

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia fortalece as atividades para que a Amazônia possa ser conservada por esforços conjuntos e integrados. As unidades de conservação e as áreas privadas têm papel fundamental no desenvolvimento sustentável da região e na redução do desmatamento, essenciais para a manutenção dos serviços que a natureza fornece para a sociedade brasileira e mundial.

Categoria:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal