Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ação divulga concessões florestais na Europa
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ação divulga concessões florestais na Europa

  • Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h31
  • Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2019, 16h32

Com o apoio da Apex, o Serviço Florestal Brasileiro realizou uma série de palestras na Alemanha, Bélgica e França para promover os produtos das concessões florestais federais

2019 11 19 Cristina exteriorcapaEm uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e as Embaixadas do Brasil na Alemanha, Bélgica e Paris, o Serviço Florestal Brasileiro, realizou uma série palestras em Colônia (13/11), Bruxelas (14/11) e Paris (15/11) para divulgar informações sobre as concessões florestais e seu monitoramento das concessões florestais, como também para promover a madeira produzida nas áreas sob concessão. As palestras tiveram como público-alvo empresários importadores de madeira brasileira e funcionários das embaixadas brasileiras nestes países.

A ação começou com a participação na 15ª edição da Feira de Madeiras Branchentag Holz, organizada pela Associação Alemã de Comércio de Madeira (GD-Holz), na cidade alemã de Colônia. A gerente de Concessão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, Cristina Galvão, proferiu uma palestra na feira, onde pode explicar detalhadamente como funcionam as concessões florestais federais e o sistema de monitoramento mantido pelo Serviço Florestal Brasileiro.

Na palestra também foi apresentado um vídeo sobre as concessões florestais e o aplicativo do Sistema de Cadeira de Custódia, que permite identificar a localização exata de cada tora da madeira foi extraída, além de disponibilizar informações consolidas sobre a produção florestal nas áreas de concessão federal.

2019 11 19 Cristina exteriordentroJá na cidade de Bruxelas, a palestra foi proferida na embaixada brasileira e contou com a presença de empresários importadores de madeira e funcionários da própria embaixada. Após a palestra, o embaixador do Brasil na Bélgica e Luxemburgo, Haroldo de Macedo Ribeiro, recebeu a representante do Serviço Florestal Brasileiro e reafirmou a importância de promover os produtos brasileiros, especialmente os produzidos de maneira sustentável e com origem comprovada.

“A promoção dos produtos brasileiros no exterior depende muito da divulgação de informações claras e de qualidade técnica sobre a origem e a forma de produção. Esse tipo de ação, com informações técnicas é muito importante pois aumenta a credibilidade e a confiança dos empresários importadores dos produtos florestais brasileiros na Europa”, afirmou.

2019 11 19 Cristina exteriordentro2A ação terminou com uma palestra na embaixada brasileira em Paris que contou com a presença do Embaixador Brasileiro na França, que proferiu as palavras de boas vidas aos empresários franceses do setor de importação de madeira tropical muitos deles, com relações comerciais já estabelecidas com o Brasil. Neste evento, merece destaque o interesse dos empresários franceses em conhecer com mais detalhe o Sistema de Cadeia de Custódia (SCC) desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro, de forma a utilizá-lo como uma ferramenta para checagem a origem e legalidade da madeira produzida nas concessões florestais. 

Neste evento, a Embaixada do Brasil na França e os importadores demonstraram interesse em realizar uma rodada de negócios com os concessionários brasileiros, visando ampliar os negócios no setor de madeiras tropicais.

 

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página