Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Reunião do Conselho do Agro debate a análise dinamizada do CAR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Reunião do Conselho do Agro debate a análise dinamizada do CAR

  • Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2019, 19h18
  • Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2019, 19h19

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, explicou o panorama da implantação análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) durante a 25ª Reunião do Conselho das Entidades do Setor Agropecuário (Conselho do Agro), nesta quinta-feira, 14/11, na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A última reunião do Conselho do Agro contou com a presença do presidente da CNA, João Martins; do presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos; do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas; do diretor-executivo da Única, Eduardo Leão de Sousa; e outros representantes do setor.

2019 11 14 ConselhodoAgro 1Valdir Colatto explicou as ferramentas do Sistema Nacional do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), informou os números atualizados do CAR e falou da importância da implantação da análise dinamizada do CAR nos estados para a efetiva implantação do Código Florestal Brasileiro.

“O Sicar tem em sua base de dados 6,2 milhões de imóveis cadastrados em uma área declarada de 531 milhões de hectares. Os produtores fizeram e estão fazendo a sua parte. Precisamos avançar na análise desses cadastros. Para isso, nós estamos lançando a análise dinamizada do CAR para a implementação do Código Florestal e vamos precisar do apoio das secretarias estaduais de Agricultura”, disse o diretor-geral.

O presidente da CNA, João Martins, disse que os números são expressivos e mostram a importância desse projeto para produtor rural. “Quando temos a ciência da magnitude dos números do Cadastro Ambiental Rural nos damos conta da importância de apoiarmos junto aos estados a implantação da análise dinamizada e incrementar o setor agropecuário conciliando produção e preservação ambiental”, completou.

O presidente da OCB, Márcio Lopes, colocou a entidade à disposição do desafio que os estados terão para a análise dos 6,2 milhões de cadastros. “Os números mostram o tamanho do desafio que o Serviço Florestal terá junto aos estados e, diante da importância desse trabalho, estamos à disposição para colaborar no que for necessário”, ressaltou.2019 11 14 ConselhodoAgro 2

O Serviço Florestal Brasileiro está finalizando o desenvolvimento de um sistema que vai permitir aos estados fazer a análise dinamizada das inscrições dos imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural. A adesão ao sistema à opção de cada estado e tem o objetivo de dar celeridade ao processo permitindo que o proprietário/possuidor acesse o Programa de Regularização Ambiental, se tiver passivo ambiental.

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página