Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Termina o Congresso Mundial da Iufro 2019
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Termina o Congresso Mundial da Iufro 2019

  • Publicado: Sábado, 05 de Outubro de 2019, 19h23
  • Última atualização em Sábado, 05 de Outubro de 2019, 19h24

Durante uma semana Curitiba foi a capital mundial do intercâmbio da ciência florestal

2019 10 05 Encerramento Iufro GeralO 25º do Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, da sigla em inglês) 2019 chegou ao fim. Foram 6 dias em que os 2500 inscritos de 90 países puderam fazer o intercâmbio de conhecimento acerca da pesquisa no florestal no mundo inteiro. Plenárias, mesas técnicas, minidebates, reuniões e eventos paralelos, além de uma área de exposição e de feira da Sociobiodiversidade fizeram parte da programação do evento.

A cerimônia de encerramento aconteceu na tarde deste sábado (06/10) no teatro da Expo Unimed, Curitiba, e contou com a presença do presidente da Iufro, Mike Wingfield; do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, que representou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do presidente e da vice-presidente do Comitê Organizador do Iufro 2019, Joberto Veloso e Yeda de Oliveira, respectivamente; do presidente do Comitê Científico do Iufro 2019, Jerry Vanclay; do diretor chefe da Embrapa Florestas, Tadeu Iede; da reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Muniz; da embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog; e do novo presidente da Iufro, John Parrota.

2019 10 05 Joberto e Ieda IufroJoberto Veloso deu início à cerimônia agradecendo toda a equipe envolvida na organização do Iufro 2019. “Foi um trabalho árduo, mas que possibilitou a realização de um evento dessa magnitude e com muito êxito”, completou.

Para Valdir Colatto, o Iufro 2019 representou a oportunidade de o Brasil aprimorar suas políticas públicas de gestão florestal por meio dos trabalhos científicos apresentados e, também, de mostrar ao mundo o que tem sido feito no país para a conservação das florestas por meio dos programas que visam o desenvolvimento sustentável dessas áreas. Ressaltou que os estandes do Serviço Florestal, assim como os trabalhos apresentados pelos técnicos do órgão, mostraram a importância das ações realizadas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) para a implantação do Código Florestal Brasileiro, as concessões florestais, o Inventário Florestal Nacional, o Sistema Nacional de Informações Florestais, o Laboratório de Pesquisa Florestal, o Portal Saberes da Floresta e os estudos em bioeconomia como uma das alternativas para geração de renda para as comunidades que vivem nas áreas de florestas.

“Ao apresentarmos as pesquisas e as políticas públicas que temos desenvolvido para que o nosso patrimônio natural seja sócio e economicamente sustentável, colocamos o Brasil, certamente, num outro patamar perante o mundo”, afirmou o diretor-geral.

Colatto destacou ainda que o intercâmbio de conhecimento, de pesquisas e de informações possibilitado pelo Congresso da Iufro representou um ganho de conhecimento a todos que puderam participar. “O Serviço Florestal Brasileiro foi representado por 35 profissionais, que, com toda certeza, saíram daqui com um olhar renovado para aprimorar as políticas públicas da gestão florestal brasileira”, concluiu.

Soluções Tecnológicas

2019 10 05 Tadeu Embrapa IufroTadeu Iede, da Embrapa Florestas, ressaltou que o conhecimento científico deve ser transformado em soluções tecnológicas, produtos e processos para que a sociedade se aproprie desse conhecimento.

“Nossa gratidão pois a Iufro atingiu o objetivo de conectar pessoas e de estabelecer a cooperação entre as instituições, essa foi a meta atingida que deixa a sensação de dever cumprido”, afirmou.

Mudanças Climáticas

Mike Wingfield destacou que os temas mais relevantes no debate dentro da Iufro foram o desmatamento e as mudanças climáticas. “As atividades humanas criaram uma pressão sem precedentes sobre os nossos recursos naturais: mudanças climáticas, desmatamento, degradação de florestas. Eu já disse muitas vezes aqui que essas crises, particularmente, a crise climática é o principal tema dos delegados aqui presentes”, disse.

Iufro 2024

2019 10 05 Encerramento IUFROApós os discursos de agradecimento, houve a transmissão da presidência da Iufro para o pesquisador do Serviço Florestal Norte-Americano, John Parrota, que irá conduzir a organização até o próximo congresso mundial da Iufro, marcado para ser realizado em 2024 na capital da Suécia, Estocolmo.

Finalizando a cerimônia, Parrota chamou a atenção para o fato de que comunidades e povos indígenas de florestas de todo o planeta vêm sofrendo com o fato de que o sistema econômico busca “ganhos de curto prazo em lugar da sustentabilidade de longo prazo. Eles merecem respeito aos seus meios de vida materiais e imateriais”, afirmou.    

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página