Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Diretor do Serviço Florestal representa o Brasil na reunião da Coflac
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretor do Serviço Florestal representa o Brasil na reunião da Coflac

  • Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 19h28
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 11h20

Valdir Colatto representou o Brasil como vice-presidente da Comissão Florestal para América Latina e Caribe (Coflac), da FAO2019 09 03 Coflac Geral

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participou, hoje (3/9), da 31ª Reunião da Comissão Florestal para a América Latina e Caribe (Coflac), da Organização das Nações Unidas (da sigla FAO, em inglês). O diretor representou o Brasil nos painéis do dia, com destaque para: “Restauração de Bosques e Territórios”; “Proteção Florestal: Manejo integral do fogo, saúde florestal e espécies invasoras” e “Bosques e Bioeconomia”.

O evento, que ocorre de dois em dois anos, está sendo realizado em Montevidéu, no Uruguai, e discute a agenda florestal dos países da região e tem como objetivo subsidiar as políticas da FAO de manejo florestal e produção de alimentos. A reunião segue até o dia 6/9 e é uma preparatória para a reunião do Comitê Florestal Mundial da FAO (Cofo), que ocorrerá em 2020, em Roma.

Valdir Colatto, em sua participação, detalhou as atividades do Serviço Florestal Brasileiro especialmente o Cadastro Ambiental Rural, as concessões florestais e o trabalho desenvolvido pelo Inventário Florestal Nacional. Colatto destacou ainda a importância destes projetos para a consolidação do Código Florestal Brasileiro, para a promoção do uso sustentável das florestas brasileiras e para subsidiar o planejamento e elaboração das políticas públicas relacionadas à gestão florestal do país.

Cooperação

2019 09 03 Coflac Destaque ColattoNa condição de um dos vice-presidentes da Coflac, Valdir Colatto vem participando de todas as mesas do evento, que tem como pano de fundo, nesta edição, a ocorrência de incêndios florestais na Amazônia. Sobre o tema, dentro do painel Proteção Florestal: Manejo integral do fogo; saúde florestal e espécies invasoras: Enfoque preventivo do desmatamento florestal, Colatto destacou a importância da participação de todos os países amazônicos no enfrentamento ao problema, que ocorre todos os anos.

“A Amazônia, composta por oito países, precisa trabalhar em cooperação no combate ao fogo e desenvolvimento sustentável, harmônico, nos limites de manter a soberania e a autonomia de cada nação”, afirmou.

Coflac

A Coflac foi criada em 1948 e tem por objetivo proporcionar um fórum técnico e político para os países membros da América Latina e Caribe debater questões relacionadas às florestas e sua contribuição para a segurança alimentar.

As principais recomendações da Coflac são informadas à Conferência Regional da FAO, que se reúne a cada dois anos para determinar as prioridades de atuação da Organização na região. A Comissão também proporciona insumos ao Comitê Florestal Mundial (Cofo) e ao Fórum das Nações Unidas sobre Florestas (FNUF).

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página