Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Serviço Florestal e UFAM inauguram laboratório para apoiar o Inventário Florestal Nacional na Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal e UFAM inauguram laboratório para apoiar o Inventário Florestal Nacional na Amazônia

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 12h59
  • Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 16h28

A Casa de Carbono irá desenvolver pesquisas para estimar o volume de madeira, biomassa e carbono armazenado pela Floresta Amazônica

aviso de pauta medioO Serviço Florestal Brasileiro e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) inauguram amanhã (08/08), em Manaus (AM), o primeiro Laboratório de Inventário e Mensuração de Florestas Tropicais. O Laboratório, apelidado de Casa de Carbono, irá apoiar os esforços do Inventário Florestal Nacional (IFN) no desenvolvimento de equações e processamento de dados para estimar o volume de madeira, biomassa e carbono armazenado pelas árvores da Floresta Amazônica.

O Laboratório foi construído com recursos do Fundo Amazônia, geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e repassados à universidade por meio do Serviço Florestal Brasileiro.  

Inventário Florestal Nacional

O Inventário Florestal Nacional é um levantamento realizado pelo Governo Federal para produzir informações sobre os recursos florestais brasileiros. A coleta de dados é feita em todo o território brasileiro, diretamente nas florestas – naturais e plantadas – incluindo a coleta de amostras botânicas e de solo, a medição das árvores e a realização de entrevistas com os moradores das proximidades. Desta forma, são avaliadas a qualidade e as condições das florestas e a sua importância para as pessoas.

Estarão presentes à cerimônia de inauguração o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, o Reitor da UFAM, Prof. Dr Sylvio Mário Puga Ferreira e o Gerente do Departamento de Meio Ambiente e Fundo Amazônia do BNDES, Nabil Moura Kadri além de autoridades locais.

Saiba mais sobre o Inventário Florestal Nacional e sobre a Casa do Carbono.

Serviço

Data: 08/08/2019
Horário: 10h
Local: Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazônas, localizada no Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Sul, Colorado, Manaus (AM).
Mais informações: (61) 2028-7130  

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página