Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ministra da Agricultura lança programação do XXV Congresso Mundial de Pesquisa Florestal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ministra da Agricultura lança programação do XXV Congresso Mundial de Pesquisa Florestal

  • Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 15h10
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 18h07

O congresso Mundial da Iufro será realizado em Curitiba e deverá receber mais de 3 mil pesquisadores de mais de 100 países

2019 08 06 programacao iufro2A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, conduziram, hoje (06/08), a solenidade de lançamento da programação do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro, na sigla em inglês).

O Congresso vai acontecer em Curitiba, entre os dias 29/09 e 05/10 e reunirá mais de 3.000 pesquisadores de 100 países, para apresentar estudos e debater e as diversas áreas da ciência florestal.

Participaram da mesa de lançamento a ministra, o diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, o presidente do Comitê Organizador do evento, Joberto Veloso, e o presidente interino da Embrapa, Celso Moretti, além de outras autoridades.

A ministra Tereza Cristina enfatizou que, para garantir a conservação, é preciso que as florestas gerem renda para a população e riqueza para o país. “Queremos fazer com que a atividade florestal seja sustentável, e que traga prosperidade e produção para os brasileiros”, afirmou.

A ministra destacou ainda que o Congresso Mundial da Iufro é uma oportunidade para mostrar o que o país tem de florestas e o que está fazendo para a sua conservação. “Talvez, desmistificar, um pouco, esta imagem do Brasil destruidor” disse.

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro também destacou a importância do evento para “mostrar ao mundo nosso potencial florestal, o que estamos fazendo, a realidade das nossas florestas e, inclusive, a nossa legislação, que é uma das mais rígidas do mundo. Nós estamos fazendo a nossa parte”, afirmou Colatto.

“O evento será um momento para o Brasil aprender e mostrar, também, nosso potencial. Nossa marca é a gestão florestal, o desenvolvimento sustentável e a ciência”, destacou o diretor. Para ele, é preciso dar a milhões de brasileiros que vivem na floresta, meios de renda, de maneira sustentável, não somente com produtos madeireiros, mas, também, não madeireiros.

Programação

2019 08 06 programacao iufro3O presidente do Comitê Organizador do Congresso, Joberto Veloso Freitas, apresentou as atividades que serão desenvolvidas durante o Congresso. “Nós teremos cerca de 1.600 apresentações orais, mil posteres sendo apresentados, uma área de exposição que já conta com 35 estandes, além do Espaço Brasil, onde pretendemos montar uma narrativa do que estamos fazendo para a gestão das florestas no Brasil”, descreveu.

“Para a ciência brasileira será um momento ímpar, porque vamos mostrar o que temos produzido e também ter a oportunidade de interagir com pesquisadores do mundo inteiro”, completou Veloso.

O XXV Congresso Mundial da IUFRO é organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro e a Embrapa Florestas. Acesse ao site do Congresso e veja a programação completa do evento.

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página