Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto levará técnicas de produção sustentável para o Cerrado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto levará técnicas de produção sustentável para o Cerrado

  • Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 20h08
  • Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 09h02

O projeto Paisagens Rurais, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro, irá promover assistência técnica e recuperação ambiental de quatro mil propriedades do bioma

 

2019 04 03 lançamento Paisagens RuraisFoi lançado hoje, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília, o projeto “Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado”, também conhecido como Paisagens Rurais. O projeto recebe doações do Fundo do Clima e faz parte da carteira de projetos do Programa de Investimento de Florestas (da sigla em inglês, FIP).

O projeto Paisagens Rurais conta com recursos de US$ 21 milhões e tem previsão de duração de cinco anos. A iniciativa irá atender quatro mil produtores rurais de dez bacias hidrográficas do bioma Cerrado. O objetivo é fortalecer a implementação de práticas agrícolas de baixa emissão de carbono e promover a recuperação ambiental das propriedades, aumentando a renda e produtividade dos imóveis rurais.

Presente no evento, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, reforçou a importância do Cerrado para a agropecuária. “ O Cerrado é o bioma mais produtivo do Brasil e também ali que temos grande parte da água potável do país. Nós temos que cuidar da nossa água, cuidar do nosso solo e temos que dar condições para que o nosso produtor possa fazer isso”, afirmou.

O papel do Senar no Projeto foi enfatizado pelo presidente da CNA, João Martins. “Vamos promover capacitação e assistência técnica para os produtores para mostrar que possível produzir com equilíbrio e conciliar rentabilidade com conservação do meio ambiente. Temos tecnologia e conhecimento para fazer isso acontecer”, garantiu.

Código Florestal

2019 04 03 lançamento Paisagens Rurais B

Já diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, ressaltou a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na execução do Projeto. “Já temos o cadastro de mais de 5,6 milhões de propriedades e agora temos que fazer a análise desses cadastros para chegar ao PRA, que é o Programa de Regularização Ambiental. É um desafio que estamos enfrentando e precisamos do envolvimento dos nossos produtores e do apoio da área técnica para que, em uma visão sustentável, a gente possa implantar o Código Florestal”, afirmou.

Referência Mundial

O embaixador da Alemanha, Georg Witschel, afirmou que “a integração dos instrumentos de regularização ambiental e a implementação das técnicas de agricultura de baixo carbono irão criar um novo modelo para o campo brasileiro, com mais sustentabilidade, mais produtividade e também mais renda”.

“Estamos certos de que este projeto ajudará o Brasil a reafirmar a sua liderança mundial na agenda de desenvolvimento sustentável, equilibrando a produção agrícola com a conservação do seu capital natural”, completou a diretora interina do Banco Mundial no Brasil, Doina Petrescu.

Governança

O Projeto Paisagens Rurais é coordenado conjuntamente pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, ambos ligados ao Mapa. A execução se dará pelo Senar e pela Agencia de Cooperação Técnica Alemã GIZ, com apoio técnico do Inpe e da Embrapa. O Projeto também conta com o Banco Mundial, responsável pela execução financeira.

Saiba mais sobre o Projeto Paisagens Rurais: Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado.

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página