Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IFN: Resultados preliminares de Caçador/SC serão apresentados nesta quinta
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFN: Resultados preliminares de Caçador/SC serão apresentados nesta quinta

  • Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 16h10
  • Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 09h02

Caçador é o primeiro município do país a participar do levantamento realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro


2016 IFN Caçador Foto SFB Krüger FlorestalO diretor de Pesquisa e Informações Florestais, Joberto Freitas, apresentará os dados preliminares do Inventário Florestal Nacional (IFN) realizado no município de Caçador, em Santa Catarina, nesta quinta-feira (14). O evento será às 14 horas, na estação experimental da Epagri, no município.

Participam representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Prefeitura, do setor produtivo florestal e pesquisadores.

Caçador é o primeiro município do país a participar do levantamento realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro. A experiência foi um projeto piloto de adaptação da metodologia do IFN para a escala municipal. Uma das diferenças, por exemplo, é o intervalo adotado para a coleta de dados que ao invés de ser realizado de 20 em 20 quilômetros foi feito a cada 5 km.

A existência do Bosque Modelo de Caçador foi um dos motivos para a escolha do município para esta experiência. Criado em 2003, o bosque foi o terceiro do país. Além dele, há outros dois localizados em Minas Gerais e um no Pará.

Bosques ou Florestas Modelo são processos voluntários de gestão participativa de um território ou paisagem onde a floresta desempenha um papel estratégico. O objetivo é encontrar meios de melhorar a qualidade de vida das pessoas e aumentar a produção agrícola e florestal e, ao mesmo tempo, garantir a conservação ambiental.

Os dados do IFN poderão contribuir para uma melhor gestão dos recursos florestais do município. A apresentação, nesta quinta-feira, tem o objetivo de apresentar os resultados preliminares. Os participantes também poderão sugerir a inclusão de informações no relatório final que considerem necessárias para incrementar a qualidade, precisão e uso das informações.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

O IFN aponta que 72% do município de Caçador é coberto por florestas, sendo 41.340 hectares de florestas naturais e 29.691 hectares de plantadas. Foram identificadas 242 espécies de plantas. Para conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também a conservação e a biodiversidade das florestas, o levantamento coletou dados em 46 pontos distribuídos sistematicamente em todo o município.

Foram entrevistados 92 moradores rurais, mensuradas 8.238 árvores e palmeiras e coletadas 1.274 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras, entre outros dados.

O Inventário Florestal Nacional foi realizado em Caçador pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com o Herbário Dr. Roberto Miguel Klein, da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A coleta de dados foi realizada com recursos do projeto Global Environment Facility (GEF), administrado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Serviço
Apresentação dos resultados preliminares do IFN-Caçador/SC
Data: 14/04/2019 (Quinta-feira)
Horário: 14 horas
Local: Estação Experimental da Epagri ([Rua Abílio Franco, 1500 - Bom Sucesso, Caçador/SC)

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página