Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Serviço Florestal Brasileiro inaugura Centro de Processamento de Dados Florestais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal Brasileiro inaugura Centro de Processamento de Dados Florestais

  • Publicado: Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 09h43
  • Última atualização em Quinta, 06 de Dezembro de 2018, 09h52

Novo CPD abriga todos os dados do CAR e de todo o Serviço Florestal, com segurança e  confiabilidade2018 11 03 inalguracao cpd

O Serviço Florestal Brasileiro inaugurou o Centro de Processamento de Dados Florestais. O novo CPD abriga e processa todos os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do próprio Serviço Florestal, incluindo o Inventário Florestal Nacional (IFN), das Concessões Florestais e do Cadastro Nacional de Florestas, entre outros.

Participaram da cerimônia de inauguração o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Romeu Mendes do Carmo, o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, o diretor de planejamento da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcelo Cruz, Martin Shöder, diretor da KfW (agência ambiental alemã) e Randys Azevedo, gerente executivo da Caixa Econômica Federal.

Raimundo Deusdará destacou a capacidade de processamento do novo CPD como fundamental para a manutenção do CAR e, agora, dos Programas de Regularização Ambiental – passo fundamental para a recuperação das áreas degradadas detectadas pelo CAR.

O CAR conta, hoje, 5,5 milhões de imóveis rurais cadastrados em uma área de quase 500 milhões de hectares. O cadastro registra, também, 1,7 milhões de nascentes e 120 milhões de hectares de reservas legais declaradas.

Deusdará afirmou, também, que o país, hoje, conta com mais de um milhão de hectares de florestas sob concessão federal, em que parte de reservas florestais são cedidas para o manejo florestal sustentável. O Brasil tem em vigor 17 contratos de concessão em seis florestas nacionais.

Para administrar tudo isso, o novo Centro de Processamento de Dados conta com 100 terabytes de memória e gira cerca de 39 terabytes em operações. Para Deusdará, o novo CPD confere eficiência, segurança e governança no trato com dados de milhões de pessoas e propriedades em todo o país.

registrado em:

 Contato para a Imprensa

Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155
imprensa@florestal.gov.br

Siga-nos no Twitter: sfb_florestal
Facebook: florestal.gov
Youtube: SFBflorestal

Fim do conteúdo da página