Serviço Florestal Brasileiro

Portal do Governo Brasileiro

Mídias e Ferramentas

Brasília, 18 de Janeiro de 2018

Busca no sítio

Produção Florestal

Organizações e Entidades

As principais organizações e entidades que atual no setor florestal brasileiro são:

#Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal

O Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal existe desde 2000 e congrega as maiores entidades de representação do setor de madeira sólida no país (ABIMCI; AIMEX; ANPM; CIPEM; UNIFLOR; SINDIMADEIRA-RS; SINDIMAD-PA; e SINDIMASP). No âmbito da competência do Ministério do Meio Ambiente participa como representante setorial na CGFLOP, CONAFLOR, CONAMA e COFA. Além disso, participa de diversas atividades junto a outras esfera do executivo, a exemplo dos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores. Também atua no âmbito internacional principalmente junto a Organização Internacional de Madeira Tropical (OIMT), FAO e CITES.

#Indústria Brasileira de Árvores - Ibá

A Ibá é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse. Lançada em abril de 2014, a entidade representa as 60 empresas e 9 entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores institucionais.
A Ibá reúne as empresas que participavam da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira (Abipa), da Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência (Abiplar), da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) e da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

#Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel - ABTCP

Entre seus objetivos da ABTCP destaca-se a promoção da defesa, preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável por meio de eventos técnicos e divulgação em revista ou publicação técnica.

#Associação Mineira de Silvicultura - AMS

A AMS nasceu da experiência da Associação Brasileira de Florestas Renováveis (Antiga ABRACAVE). A AMS representa os interesses dos produtores florestais e das indústrias de base florestal. As suas iniciativas visam ao uso raciona das florestas plantadas de forma que a atividade se fortaleça com base nos pilares: negócio, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade.

#Associação Brasileira da Industria de Madeira Processada Mecanicamente - ABIMCI

A ABIMCI congrega indústrias de processamento mecânico de madeira nas suas múltiplas concepções, abrangendo desde o processo silvicultural até os painéis de madeira nas suas múltiplas concepções como laminados de madeira, madeira serrada, compensados, pisos, molduras, componentes, portas e outros produtos. Congrega também fornecedores de máquinas e insumos para o setor, bem como distribuidores e revendedores dos produtos madeireiros produzidos pelos associados. A ABIMCI representa o setor madeireiro nacional e internacional e propicia acesso a tecnologias, produtos e mercados em interação com a sociedade.

#Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Madeiras - ABPMEX

A ABPMEX sucedeu a Associação Brasileira de Produtores de Madeira - ABPM a partir de janeiro de 2003 e passou a incluir no quadro de associados as empresas exportadoras de madeira. A ABPMEX também admite no seu quadro de associados empresas ligadas ao setor madeireiro, tais como: fabricantes de máquinas e equipamentos, ferramentas, serras, imunizantes, agências marítimas, seguradoras, sindicatos, associações e outros que desejarem colaborar com ela.

#Associação dos Resinadores do Brasil - ARESB

Fundada em 7 de dezembro de 1984, a ARESB tem como objetivo congregar todos aqueles que se dedicam à extração de goma resina de Pinus spp, defender seus direitos, bem como cientificá-los de seus deveres e obrigações legais. Na década de 1980, a ARESB teve função importante no início das exportações. Atuando junto a órgãos governamentais, obteve uma grande vitória com as primeiras exportações de goma resina in natura, o que levou o Brasil de importador a exportador de breu. O grande desafio é dobrar a produção e, para atingi-lo, está em execução o programa de competitividade do setor de resina de Pinus, através de convênios com instituições de pesquisa.

#Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira - ABIPA

O setor de painéis de madeira industrializada ampliou a sua representatividade, transformando a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Aglomerada - ABIMA, criada em dezembro de 1967, na ABIPA, a ela integrando as indústrias produtoras de chapas duras. A ABIPA congrega todas as indústrias produtoras de painéis de madeira industrializada, instaladas no território nacional, que utilizam como fonte de matéria-prima recursos naturais renováveis como o Pinus e o Eucalipto, atuando como fornecedora em diversos segmentos, principalmente para a indústria moveleira, bem como nas áreas de construção civil, embalagem, indústria automobilística e eletroeletrônica. Os objetivos da Associação incluem:

  • Representar os sócios perante entidades de direito público e privado, de qualquer natureza em nível nacional ou internacional.
  • Promover o aprimoramento das empresas associadas por meio da realização e divulgação de estudos, simpósios e conferências, bem como da troca de informações entre empresas e entidades semelhantes no Brasil ou no exterior.
  • Promover gestões visando ao estabelecimento de normas para padronização e classificação dos painéis de madeira industrializada.
  • Promover estudos de mercado e manter os sócios informados sobre as suas tendências.
  • Acompanhar a evolução de todos os segmentos, clientes do nosso setor, e com eles colaborar, com vistas ao crescimento e maior competitividade da cadeia produtiva.

#Associação Brasileira das Indústrias de Pellets - ABIPEL

A ABIPEL surgiu por meio de um Projeto de Doutorado do Curso de Engenharia da FEG/UNESP, que previa o levantamento de todos os produtores de pellets do Brasil. Os dados e a organização das indústrias ajudam os produtores a encontrarem consumidores e desenvolvedores de equipamentos além de pellets para consumo próprio. Além disso, os dados são utilizados em artigos científicos, matérias em jornais e revistas com o objetivo de divulgar e incentivar o uso desse combustível renovável.

#Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL congrega fabricantes de móveis e fornecedores de insumos para a cadeia moveleira de todo o País e está voltada para atender aos anseios dos associados, trabalhando no sentido de defender seus interesses e reivindicações e, dessa forma, contribuir para o crescimento e o desenvolvimento do setor moveleiro e do país como um todo.

#Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas - ABRAF

A ABRAF tem como missão congregar, representar, promover e defender os interesses coletivos das empresas que se dedicam ao desenvolvimento sustentável com base em florestas plantadas.

#Associação Brasileira de Fabricantes de Paletes PBR - ABRAPAL

A ABRAPAL congrega empresas produtoras de paletes PBR instaladas no território nacional, e tem por finalidade interpretar, representar e defender os seus interesses e objetivos comuns, desempenhando, para este fim, as seguintes funções:

  • Representar os sócios perante entidades de direito público e privado, de qualquer natureza, em nível nacional e internacional.
  • Desenvolver novas tecnologias de processamento produtivo.
  • Incrementar a utilização do paletes PBR junto ao consumidor.
  • Promover estudos de mercado e manter os sócios informados sobre suas tendências.
  • Controlar a qualidade dos paletes produzidos pelos associados.
  • Participar como entidade membro do Comitê Permanente de Paletização ABRAS - CPP as medidas tomadas quanto ao credenciamento e descredenciamento de novos fabricantes.
     

#Mais organizações e instituições

Associações

ABIMCI - Associação Brasileira da Industria de Madeira Processada Mecanicamente (www.abimci.com.br)
ABPMEX - Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Madeiras (www.abpmex.com.br)
ABRAF - Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (www.abraflor.org.br)
ABRE - Associação Brasileira de Embalagens (www.abre.org.br)
ANAVE - Associação Nacional dos Profissionais de Venda em Celulose, Papel e Derivados (www.anave.org.br)
Árvores do Brasil (www.arvores.brasil.nom.br)
Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (www.abiodiesel.org.br)
Associação Brasileira de ie Papel - BRACELPA (www.bracelpa.org.br)
Associação Brasileira de Preservadores de Madeira - ABPM (www.abpm.com.br)
Associação Brasileira de Recursos Hídricos (www.abrh.org.br)
Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel - ABTCP (www.abtcp.org.br)
Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará - Aimex (www.aimex.com.br)
Associação de Ex-Integrantes do Grupo Florestal Monte Olimpo (www.aeigfmo.org/)
Associação de Proteção Amazônia Vitória Régia (www.amazonialegal.com.br)
Associação dos Resinadores do Brasil (www.aresb.com.br)
Associação Ecoar Florestal (www.ecoar.org.br)
Associação Mineira de Silvicultura - MAS (www.silviminas.com.br)
Associação Verde Tambaú - Reposição Florestal Obrigatória (www.verdetambau.com.br)
AWPA - American Wood PreserversAssociation (www.awpa.com)
Ecoar Florestal (www.ecoarflorestal.org.br)
Forest ProductsSociety (www.forestprod.org)
IPST - Institute os Paper Science and Technology (www.ipst.gatech.edu)
Jornalismo Ambiental (www.jornalismoambiental.jor.br)
PIMA - PaperIndustry Management Association (www.pima-online.org)
PPHSA - PulpandPaper Health andSafetyAssociation (www.pphsa.on.ca)
PulpandPaperTechnicalAssociationof Canada - PAPTAC (www.paptac.ca)
SIF- Sociedade de Investigações Florestais (www.sif.org.br)
TECNICELPA - Associação Portuguesa dos Técnicos das Indústrias de Celulose e Papel (www.tecnicelpa.com)

Centros de Pesquisa

AldeaForestalInfor Chile - INFOR (www.aldeaforestal.cl)
Amazônia On Life (www.amazonlife.com)
Ambiente Global (www.ambienteglobal.com.br)
Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte - APROMAC (www.apromac.org.br)
Borracha Natural Brasileira (www.borrachanatural.agr.br)
Canadas Wood ProductResearchInstitute - FORINTEK (www.forintek.ca)
CENPAPEL - Corporación Centro Centro de Capacitación y Desarrollo Tecnológico para la Indústria Papelera (www.cenpapel.org.co)
Center for InternationalForestryResearch - CIFOR (www.cifor.cgiar.org)
Centro de Pesquisas Florestais - CEPEF (www.ufsm.br/cepef)
Centro de Previsão e Estudos do Clima - CPTEC/INPE (www.cptec.inpe.br)
Centro Integrado de Estudos em Geoprocessamento – CIEG (www.cieg.ufpr.br)
CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (cepea.esalq.usp.br)
CETCEP - Centro de Tecnologia em Celulose e Papel (www.pr.senai.br/unidades/camposgerais/cetcep/)
CORMA - Corporación Chilena de laMadera (www.corma.cl)
E-Campo (www.e-campo.com)
Embrapa Florestas (www.cnpf.embrapa.br)
Envolverde (www.envolverde.com.br)
Eucalyptus Online Book & Newsletter (www.eucalyptus.com.br)
Forest EngineeringResearchInstituteof Canada - FERIC (www.feric.ca)
Fundação de pesquisas florestais do Paraná - FUPEF (200.17.237.182/fupef2/index.php)
Fundação de Tecnologia Florestal e Geoprocessamento - FUNTECG (www.funtecg.org.br)
Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA (www.feema.rj.gov.br)
Instituto de Estudos Avançados - IEA/USP (www.usp.br/iea)
Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG (www.ief.mg.gov.br)
Jornal da Paisagem (www.jornaldapaisagem.com.br)
PAPRICAN - PulpandPaperResearchInstitute (www.paprican.ca)
Tree 4 Life (www.tree4life.com)

Ensino

Departamento de Ciências Florestais - LCF/Esalq/USP (www.esalq.usp.br/departamentos/lcf)
Departamento de Solos - UFPR (www.dsea.ufpr.br)
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP (www.esalq.usp.br)
Faculdade Cantareira (www.cantareira.br)
Faculdade de Agronômia e Engenharia Florestal - FAEF (www.faef.br)
Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP (www.feis.unesp.br)
Laboratório de Proteção Florestal da FURB (www.furb.br/monitoramentoflorestal)
Laboratório de Proteção Florestal da UFPR (www.floresta.ufpr.br/~lpf/)
Projeto Rede Semente Sul (www.maternatura.org.br/qfazemos/projetos/proj_rss.htm)
Revista CERNE - UFLA (www.dcf.ufla.br/cerne)
Universidad Nacional de Santiago del Estero (fcf.unse.edu.ar)
Universidade de Alfenas - UNIFENAS (www.unifenas.br)
Universidade de Brasilia - UNB (www.unb.br)
Universidade do Centro Oeste - UNICENTRO (www.unicentro.br)
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (www.uema.br)
Universidade Federal da Paraíba - UFPB (www.ufpb.br)
Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (www.cerpch.efei.br)
Universidade Federal de Lavras - UFLA (www.ufla.br)
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (www.ufsm.br)
Universidade Federal de Viçosa - UFV (www.ufv.br)
Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (www.unifap.br)
Universidade Federal do Amazonas (www.ufam.edu.br)
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (www.ufes.br)
Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (www.ufmt.br)
Universidade Federal do Paraná - UFPR (www.ufpr.br)
Universidade Federal do Piauí - UFPI (www.ufpi.br)
Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (www.ufrpe.br)
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (www.ufrrj.br)
Universidade Setorial de Celulose e Papel - UNISCEPA (www.uniscepa.org.br)

Órgãos governamentais

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (www.anp.gov.br)
BIOSFERA (www.biosfera.org.br)
Canadian Centre for PollutionPrevention (www.c2p2online.com)
Centro de Inteligência em Florestas - CIFlorestas (www.ciflorestas.com.br)
Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA (www.mma.gov.br/port/conama)
Embrapa (www.embrapa.br)
Fundação Florestal (www.fflorestal.sp.gov.br)
Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA (www.mma.gov.br/port/fnma)
IBAMA (www.ibama.gov.br)
Instituto Florestal (www.iflorestal.sp.gov.br)
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (www.inpa.gov.br)
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (www.agricultura.gov.br)
Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br)
Ministério do Meio Ambiente, dos Rec. Hídricos e da Amazônia Legal (www.mma.gov.br)
Programa Nacional do Uso de Biodiesel (www.biodiesel.gov.br)
Rede Baiana de Biocombustíveis (www.redebaianadebiocombustiveis.ba.gov.br)

Órgãos não governamentais

Ambientebrasil (www.ambientebrasil.com.br)
Amigos da Terra - Programa Amazônia (www.amazonia.org.br)
Biblioteca Digital WWI-UMA (www.worldwatch.org.br)
BrazilResources - News, books and regional resources (www.iaqi.com/brazil)
CENBIO - Centro Nacional de Referência em Biomassa (www.cenbio.org.br)
Centro de Investigación y ExtensiónForestal Andino Patagónico (www.ciefap.org.ar)
Conselho de Manejo Florestal - FSC/Brasil (www.fsc.org.br)
CREA - Rio Grande do Sul (www.crea-rs.org.br)
Earth CouncilGeneva (www.earthcouncil.com)
Environmental DefenseFundWorldWide - EDF (www.edf.org)
FAO - FoodAndAgricultureOrganization (www.fao.org)
Forest StewardshipCouncil - FSC (www.fscus.org)
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza (www.fbpn.org.br)
Fundação SOS Mata Atlântica (www.sosmatatlantica.org.br)
Fundação Vitória Amazônica (www.fva.org.br)
Fundo Florestar (www.floresta.org.br)
Greenpeace (www.greenpeace.org)
Greenpeace Brasil (www.greenpeace.org.br)
GT Brasil do FSC (www.wwf.org.br/fsc)
Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - IMAFLORA (www.imaflora.org)
Instituto de Pesquisas Ambientais - FURB (www.furb.br/2005/ipa.php?secao=1502)
Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo - IPT (www.ipt.br)
Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (www.imazon.org.br)
Instituto Sócioambiental (www.socioambiental.org)
IUCN (cms.iucn.org)
IUFRO - International Union ofForestryResearchOrganizations (www.iufro.org)
Portal da Madeira Manejada (www.florestavivaamazonas.org.br)
Portal do Extrativismo - Projeto Floresta Viva (www.florestavivaextrativismo.org.br)
PPPC - PulpandPaperProductsCouncil (www.pppc.org)
Projeto GTZ de Certificação Florestal (www.gtz.de/forest_certification)
Rainforest Alliance (www.rainforest-alliance.org)
Rainforest Alliance (www.rainforest-alliance.org/smartwood)
Rede Ambiente (www.redeambiente.org.br)
SBEP - Sociedade Brasileira de Educados pela Paz (www.sbepbrasil.org.br)
SBS- Sociedade Brasileira de Silvicultura (www.sbs.org.br)
Sociedade Nordestina de Ecologia - SNE (www.sne.org.br)
The World Conservation Union - IUCN (www.iucn.org)
United NationsEnvironmentProgramme - UNEP (www.unepie.org)
United NationsForumonForests (www.un.org/esa/forests/)
World Forestry Center (www.worldforestry.org)
WWF Brasil (www.wwf.org.br)
WWF International (www.wwf.org)

Fomento

FINAM - Fundo de Investimento da Amazônia (http://www.bancoamazonia.com.br/index.php/finam-menu)
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES / PRONAF (https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/pronaf)
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES / PAI (https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/handle/1408/10577)
FUNBIO - Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (www.funbio.org.br)
PDA/ADA - Plano de Desenvolvimento da Amazônia (http://www.sudam.gov.br/index.php/prda?id=76)
FNMA - Fundo Nacional do Meio Ambiente (http://www.mma.gov.br/fundo-nacional-do-meio-ambiente)
 

 

Data de atualização: 23/11/2017.

Compartilhar:
  • Adicionar aos Favoritos (depende do seu navegador)
  • Facebook
  • Twitter

  • Banner
  • Banner
  • Banner