Serviço Florestal Brasileiro

Portal do Governo Brasileiro

Mídias e Ferramentas

Brasília, 24 de Outubro de 2017

Busca no sítio

Governo do Ceará apresenta Inventário Florestal do Ceará e Mapeamento do Zoneamento Costeiro

Lançamento do Inventário Florestal Nacional do Ceará

Lançamento do Inventário Florestal Nacional do Ceará

 

O Inventário Florestal Nacional do Ceará (IFN-CE) será lançado nesta sexta-feira (9) em solenidade presidida pelo governador Camilo Santana, no Palácio da Abolição. O IFN foi realizado no Ceará sob coordenação do Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Ceará – Semace. Os recursos foram oriundos do orçamento do Governo Federal e da Semace.

O estado do Ceará é uma unidade federativa que integra a Região Nordeste. Sua extensão territorial é de 148.886,308 quilômetros quadrado. Composto por 184 municípios, sua população totaliza 8.452.381 habitantes. O Ceará está localizado, em sua totalidade, na sub-região do sertão nordestino, uma área caracterizada pelo clima semiárido, conhecido como “Polígono das Secas”. Contém em seu território, 12 Unidades de Conservação federais, 27 estaduais e 13 municipais.

As informações foram levantadas em dois componentes: coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental. A pesquisa dos dados biofísicos e socioambientais seguiu, pela primeira vez, um único padrão adotado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para todos os estados, e está em consonância com os parâmetros praticados mundialmente. Nos questionários aplicados junto à população residente, três a cada quatro entrevistados informaram utilizar a floresta de alguma maneira. Os dados atualizados e seguros sobre a quantidade e a qualidade das nossas florestas servirão para elaborar, executar e avaliar políticas públicas mais eficientes e eficazes. Saiba mais sobre a metodologia utilizada no IFN-CE.

Alguns painés dinâmicos estão disponíveis e contêm resultados do Inventário Florestal no Ceará. Para acessar esses painéis, clique aqui.

Para maiores detalhes, acesse o site do Serviço Florestal Brasileiro e o site do Governo do Estado do Ceará. 

Fonte: Serviço Florestal BrasieiroGoverno do Estado do Ceará

Compartilhar:
  • Adicionar aos Favoritos (depende do seu navegador)
  • Facebook
  • Twitter

  • Banner
  • Banner
  • Banner