Serviço Florestal Brasileiro

Portal do Governo Brasileiro

Mídias e Ferramentas

Brasília, 23 de Janeiro de 2017

Busca no sítio

Links de interesse

Seguem alguns links de sites com conteúdo de interesse, relacionados ao tema florestal:

 

  O Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior foi desenvolvido visando modernizar as formas de acesso e a sistemática de disseminação das estatísticas brasileiras de exportações e importações. É atualizado mensalmente com os dados do mais recente mês encerrado, e tem como base de dados o Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX), que administra o comércio exterior brasileiro.

 

 Sistema de Informações Georreferenciadas (Geocapes) é uma ferramenta de dados georreferencial. De forma simplificada, pode ser definida como uma base de dados que consiste em referenciar informações de acordo com sua localização geográfica. É uma maneira de disponibilizar informações acerca dos mais diversos cenários em que a Capes participa ou está relacionada.

 

Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) é um programa voluntário que surgiu para atender uma demanda do setor produtivo florestal do país. Desde 1996, a Sociedade Brasileira de Silvicultura - SBS estabeleceu acordo de cooperação com a ABNT para desenvolver os princípios e critérios para o setor.

 

  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem como principais atribuições fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.

 

  Criado pelo Instituto Sociedade, População e Natureza - ISPN, com apoio do TFCA/Funbio, o site traz para os consumidores brasileiros a riqueza de sabores do Cerrado e da Caatinga. No Cerratinga você pode conhecer frutos, produtos, receitas, histórias e um pouco da cultura dos povos e comunidades tradicionais do cerrado e da caatinga.

 

O ISPN é um centro de pesquisa e documentação independente, sem fins lucrativos, sediado em Brasília. Sua missão é contribuir para viabilizar o desenvolvimento sustentável com maior equidade social e equilíbrio ambiental, por meio da democratização do acesso a recursos financeiros, conhecimentos e informações de forma adaptada à realidade e às necessidades desse público, e da busca pelo fortalecimento da relação entre pesquisadores e comunidades.

 

 A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ,desenvolve um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

 

A Embrapa Florestas é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa. Desde sua criação, em 1978, colocou um significativo número de tecnologias à disposição do setor florestal brasileiro. Elas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.

 

 Sistema de tramitação eletrônica dos processos de regulação (Credenciamento e Recredenciamento de Instituições de Ensino de Superior, modalidade presencial e à distância, bem como Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos, em ambas modalidades).

 

 Forest Stewardship Council, Conselho de Manejo Florestal (FSC) fundado em 1993 é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos para promover o manejo florestal e criada como resposta às preocupações sobre o desmatamento global. Tem sede em Bonn, na Alemanha, e é representado nacionalmente em mais de 70 países ao redor do mundo.

 

 Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é a coordenadora e principal executora da política indigenista do Governo Federal. Protege e promove os direitos dos povos indígenas no Brasil.

 

 Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria. Representa as 61 empresas e nove entidades estaduais de produtos originários do cultivo de árvores plantadas, com destaque para painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa, além dos produtores independentes de árvores plantadas e investidores financeiros.

 

 Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) obtém informações sobre quantidade e valor da produção dos produtos do extrativismo e da silvicultura, número de árvores abatidas e volume de madeira em tora e de nó-de-pinho do pinheiro brasileiro nativo, tendo como unidade de coleta os municípios.

 

 Pesquisa Industrial Anual (PIA), apresenta as quantidades produzida e vendida e os valores de produção e de vendas dos produtos e serviços industriais gerados no País, com destaque para os 100 maiores, segundo a posição nacional do produto em valor de vendas e Unidades da Federação.

 

 Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) executa as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.  Fomenta e executa programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exerce o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.

 

 Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) executa a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional. Atualmente o Incra está implantado em todo o território nacional por meio de 30 superintendências regionais.

 

  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) conduz estudos e pesquisas sobre o Sistema Educacional Brasileiro, avalia escolas, universidades e o desempenho dos estudantes, produzindo informações fundamentais para melhorar a educação no País.

 

 Instituto Nacional de Pequisas da Amazônia (INPA), realiza estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. Atualmente, o INPA é referência mundial em Biologia Tropical.

 

 O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), produz ciência e tecnologia nas áreas espacial e do ambiente terrestre e oferece produtos e serviços singulares em benefício do Brasil.

 

 Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF), é uma associação sem finalidade econômica que tem por objetivo o planejamento, a implementação e a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos, destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal.

 

 Instituto de Pesquias Tecnologicas (IPT) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

 

 É uma instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação do Brasil. Está localizado na cidade de Belém, Estado do Pará, região amazônica. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.

 

 Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), tem por objetivo o suprimento às necessidades de controle da atividade trabalhista no País, o provimento de dados para a elaboração de estatísticas do trabalho e a disponibilização de informações do mercado de trabalho às entidades governamentais.

 

  Portal Nacional de Gestão Florestal (PNGF), tem por objetivo integrar e unificar informações, para garantir transparência e publicidade sobre a gestão florestal no país, assim como permitir o acompanhamento dos programas e ações desenvolvidas por instituições públicas responsáveis pela gestão de florestas. Além disso o PNGF vai servir de subsídio ao planejamento, monitoramento, controle e gerenciamento florestal por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA.

 

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) tem a missão de promover o uso econômico e sustentável das florestas sendo que a Gerência de Cadastro de Florestas Públicas (GECAD) e a Gerência Executiva de Concessão Florestal (GECOF), são responsaveis por disponibilizar informações de mapas, imagens e dados com informações relevantes para a gestão florestal e informações sobre a conservação das florestas brasileiras junto ao desenvolvimento socioeconômico.

 

  Sistema Nacional de Parcelas Permanentes (SisPP) faz o monitoramento permanente das florestas naturais e plantadas, localizadas nos diferentes biomas brasileiros, visando a obtenção de informações sobre crescimento e evolução da floresta, bem como sua reação a perturbações diretas ou indiretas incluindo-se efeitos de regimes de manejo e mudanças climáticas e, no caso de plantações florestais, a resposta a tratamentos culturais e silviculturais.

 

 Sistema de Informações Florestais do Estado de São Paulo (SisFlor) objetiva gerar e disseminar informação para desenvolver, incentivar, facilitar e auxiliar o setor do agronegócio florestal e ambiental do Estado de São Paulo.

 

 A CONSUFOR é uma empresa de consultoria em negócios e estratégias especializada nos setores da indústria da madeira, papel e celulose, bioenergia, siderurgia, floresta e agronegócio. Foi fundada em 2008 para trazer ao mercado projetos de consultoria técnica com abordagem empresarial, know-how e independência. Possui um BLOG no qual posta notícias sobre temas relacionados à produção florestal.

Compartilhar:
  • Adicionar aos Favoritos (depende do seu navegador)
  • Facebook
  • Twitter

  • Banner
  • Banner
  • Banner