Serviço Florestal Brasileiro

Portal do Governo Brasileiro

Mídias e Ferramentas

Brasília, 23 de Janeiro de 2017

Busca no sítio

GFIS

O GFIS (Global Forest Information Service) é o Serviço Mundial de Informação sobre Florestas e tem como objetivo a disseminação de informações e conhecimento na área florestal na internet. As informações divulgadas pelo GFIS são notícias, eventos, publicações mais recentes, bibliotecas e documentos, bases de dados e ofertas de emprego na área florestal a nível internacional.

#Notícias - Junho 2012

O clima está mudando e você pode mudar também: conhecimentos tradicionais para se adaptar às mudanças climáticas
O projeto “O clima está mudando, e você pode mudar também” trabalha em áreas de frágeis ecossistemas andino-amazônicos, cujas comunidades buscam se adaptar às mudanças climáticas. Baseado em relatos da vida real e estudos de caso das comunidades, o projeto analisa a vulnerabilidade e as condições para adaptação e usa essas informações para desenvolver recomendações de políticas públicas e atividades para ajudá-los a lidar com os impactos da mudança climática. O projeto é implementado pela IUCN e ocorre no Peru, Equador, Bolívia e Colômbia.

As árvores crescem em dinheiro? Pesquisa sobre as implicações do desmatamento para as políticas destinadas a promover a REDD
GFIS faz destaque para o artigo “As árvores crescem em dinheiro?”, de autoria de Kanninen, Murdiyarso e Seymour, publicado em 2007. O artigo fornece uma visão geral do conhecimento da época e dados sobre as taxas de desmatamento, pesquisa sobre as causas do desmatamento e degradação florestal e opções políticas relevantes. Destaca questões de grande relevância para novas discussões sobre redução de emissões por desmatamento e degradação florestal (REDD) em países em desenvolvimento em diferentes fases de transição da floresta. O documento safirma que o planejamento e implementação de políticas de REDD não será simples, dada a complexidade das dimensões sociais, econômicas, ambientais e políticas do desmatamento.
Acesse o artigo completo

Como a Terra se aquece, solos de florestas emitem gases de efeito estufa
Estudo realizado nos Estados Unidos, afirma que enormes quantidades de carbono retidas nos solos das florestas do país serão liberadas por causa do aquecimento global, contribuindo para um ciclo vicioso que pode acelerar a mudança climática, o que fará a Terra se aquecer cada ainda mais. Para os cientistas, as florestas são um importante tampão contra a mudança climática, absorvendo parte da poluição de dióxido de carbono liberado pela queima de combustíveis fósseis. As folhas caídas e as árvores mortas retornam em forma de carbono para o solo. Pesquisadores da área têm discordado sobre o quanto desta grande prisão de carbono está em risco de libertação para a atmosfera.
Acesse o resumo do artigo

#Notícias - Janeiro 2012

Programa UN-REDD

O papel central desempenhado pelas leis internas de implementação de REDD + está se tornando cada vez mais evidente. No entanto, ainda há pouco conhecimento ou experiência prática sobre os aspectos jurídicos e regulamentares do mecanismo de REDD + em nível nacional.

Entre junho e dezembro de 2011, três estudos foram conduzidos por IDLO, o Programa UN-REDD e FAO para rever as leis e regulamentos existentes relevantes para REDD + no México, Vietnã e Zâmbia. Estes estudos identificam os principais desafios legais associados ao REDD, incluindo a posse da terra justa e segura, a governança descentralizada, o ordenamento do território integrado, sistemas de distribuição de benefícios, coordenação inter-ministerial e definições no setor florestal.

Os resultados também revelaram como instrumentos jurídicos já existentes nos países poderiam fornecer o contexto soluções específicas para a implementação do REDD +

A captação de carbono e a posse de terras na África: publicação

Foi lançada publicação sobre projetos de serviços ambientais e questões sobre posse da terra na África. O estudo mostra que os proprietários com posse da terra podem ser prestadores de serviços ambientais, especialmente a partir do plantio de árvores, o que ajuda a proteger suas reivindicações pela posse permanentes da terra. Por meio do plantio de árvores, os agricultores podem reduzir a ameaça de despejo. A prestação de serviços ambientais acomoda o tradicional Sistema Africano de Posse e poderá promover a silvicultura, além de beneficiar a população.

Acesse aqui a publicação

# Notícias - Setembro

Base de dados de Silvicultura das árvores do Nepal
A base de dados de Silvicultura das árvores do Nepal apresenta diversas espécies de árvores presentes no solo do Nepal e fornece informações como características, locais de ocorrência, plantação e importância.

Uma análise global do desmatamento devido ao desenvolvimento de biocombustíveis
O Centro para Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR) publicou em setembro um estudo em inglês, que investiga se o recente aumento na produção de ração e biocombustível é a causa do aumento das taxas de desmatamento nas regiões tropicais. Nele analisam-se diversos desafios metodológicos e apresentam-se um conjunto de conclusões preliminares. A análise é centrada em três regiões a partir de uma perspectiva global: a América Latina, sudeste da Ásia e África Subsaariana. O relatório trata da agricultura baseada em matérias-primas como a cana, soja, óleo de palma e pinhão-manso. A análise foi realizada a partir de 2000, devido o aumento acentuado na produção de biocombustíveis neste período. Acesse aqui a publicação

# Notícias - Julho

Forest management and complexity: towards a new silviculture?
“Dicionário de Meio Ambiente e Silvicultura”
O " Dictionary Environment and Forestry " é uma obra abrangente com mais de 30.000 termos relacionados ao meio ambiente e à silvicultura em inglês e alemão. Foi escrito por Walter Warkotsch (Munique) e Prüller Renate (Viena). É a segunda edição revista e estendida que apresenta duas partes: Alemão / Inglês e Inglês / Alemão. É uma ferramenta útil para aqueles que trabalham com informações sobre madeira, floresta, biologia, ecologia, ambiente e proteção ambiental.


Fauna Flora International (FFI) desenvolve projeto REDD dentro de uma plantação de dendezeiros no Oeste de Kalimantan, na Indonésia
Este projeto é um esforço colaborativo entre diversas organizações com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade ambiental, com o desenvolvimento econômico da população carente após o desastre na província de Sichuan, na China e aumentar as oportunidades de subsistência através do reforço do setor de bambu de Sichuan, especialmente nas áreas afetadas pelo terremoto.

Compartilhar:
  • Adicionar aos Favoritos (depende do seu navegador)
  • Facebook
  • Twitter

  • Banner
  • Banner
  • Banner