Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Floresta Nacional de Três Barras

Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 17h49

tres barras mailing 02

O Serviço Florestal Brasileiro publicou o Edital de Chamamento Público para elaboração de estudos de Concessão Florestal para a produção de madeira, não madeireiros e de serviços de turismo, capacitação e recomposição florestal na Floresta Nacional de Três Barras, no estado de Santa Catarina, por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

A Floresta Nacional de Três Barras é uma Unidade de Conservação de Uso Público Federal, criada em 1968, com uma área de 4.835,3 ha localizada no Planalto Norte Catarinense. 

A Floresta Nacional de Três Barras possui duas zonas destinadas ao uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, como a de manejo florestal de Pinus, com área de 1.541 ha, e a de manejo florestal de Araucária, com área de 1.282,35 ha, ambas alvos dos estudos indicados no Chamamento Público. O objetivo é a substituição dos plantios de pinus e eucalipto por plantios florestais com espécies nativas. Ao mesmo tempo, o edital busca a promoção da recomposição de florestas através de arranjos produtivos com espécies nativas associado a instalação de Áreas de Produção de Sementes (APS) das espécies que estejam em risco de erosão genética na região (bancos de semente de espécies nativas).

Além da produção florestal, é possível a exploração de serviços como promoção de cursos teórico – práticos de recomposição florestal voltados à regularização ambiental dos imóveis rurais visando a capacitação em recomposição florestal para atender as exigências da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, em especial, quanto aos Programas de Recomposição Ambiental (PRA) e atividades de ecoturismo considerando a estrutura local.

EDITAL DO PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

DOU - Edital de chamamento público

DOU - Portaria que instituiu a comissão de seleção das propostas

Edital do Procedimento de Manifestação de Interesse

Anexo I – Termo de Referência

Anexo II – Modelo de requerimento de autorização

Fim do conteúdo da página