Floresta Nacional de Três Barras

Floresta Nacional de Três Barras

  • Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2019, 11h55

tres barras mailing 02

O Serviço Florestal Brasileiro publicou o Edital de Chamamento Público para elaboração de estudos de Concessão Florestal para a produção de madeira, não madeireiros e de serviços de turismo, capacitação e recomposição florestal na Floresta Nacional de Três Barras, no estado de Santa Catarina, por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

A Floresta Nacional de Três Barras é uma Unidade de Conservação de Uso Público Federal, criada em 1968, com uma área de 4.835,3 ha localizada no Planalto Norte Catarinense. 

A Floresta Nacional de Três Barras possui duas zonas destinadas ao uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, como a de manejo florestal de Pinus, com área de 1.541 ha, e a de manejo florestal de Araucária, com área de 1.282,35 ha, ambas alvos dos estudos indicados no Chamamento Público. O objetivo é a substituição dos plantios de pinus e eucalipto por plantios florestais com espécies nativas. Ao mesmo tempo, o edital busca a promoção da recomposição de florestas através de arranjos produtivos com espécies nativas associado a instalação de Áreas de Produção de Sementes (APS) das espécies que estejam em risco de erosão genética na região (bancos de semente de espécies nativas).

Além da produção florestal, é possível a exploração de serviços como promoção de cursos teórico – práticos de recomposição florestal voltados à regularização ambiental dos imóveis rurais visando a capacitação em recomposição florestal para atender as exigências da Lei de Proteção da Vegetação Nativa, em especial, quanto aos Programas de Recomposição Ambiental (PRA) e atividades de ecoturismo considerando a estrutura local.

EDITAL DO PROCEDIMENTO DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

pdf Anexo I - Termo de Compromisso (306 KB)

pdf Divulgação de Resultado Final do Processo de Autorização (242 KB)

pdf Ata de Reunião (222 KB)

pdf Relatório da Comissão (340 KB)

pdf Aviso de chamamento público (439 KB)

pdf DOU Portaria 18/11/2019 (337 KB)

pdf DOU - Edital de chamamento público (332 KB)

pdf DOU - Portaria que instituiu a comissão de seleção das propostas (91 KB)

pdf Edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (121 KB)

pdf Anexo I – Termo de Referência (211 KB)

pdf Anexo II – Modelo de requerimento de autorização (297 KB)

        pdf Nota de Esclarecimento (25/10/19) - baixe a nota completa aqui (839 KB)