Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projeto FIP Paisagem
Início do conteúdo da página

Projeto FIP-Paisagem

Última atualização em Quarta, 10 de Outubro de 2018, 17h03

 

2018 01 15 infografia FIP Paisagem

O Projeto “Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado”, também chamado de Projeto FIP Paisagem, tem como objetivo o fortalecimento da adoção de práticas de  conservação e recuperação ambientais, bem como de práticas agrícolas sustentáveis ​​de baixa emissão de carbono em bacias selecionadas do bioma Cerrado.

O Projeto desenvolverá atividades de treinamento e assistência técnica para a recuperação e conservação da vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) e para a adoção de práticas de agricultura de baixo carbono (ABC) para melhoria e incremento de sustentabilidade nas pastagens de imóveis rurais. Assim, espera-se: fortalecer a implementação da regularização ambiental, incentivar o restabelecimento dos fluxos biológicos, a partir da ampliação da conectividade da paisagem, e dos fluxos hidrológicos e processos ecológicos. Com isso, o projeto visa levar aos beneficiários o aporte técnico necessário ao cumprimento do Código Florestal Brasileiro (Lei 12651/2012) nos imóveis rurais e disseminar o uso de práticas de agricultura sustentáveis, incluindo a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e recuperação de pastagens degradadas, promovendo o planejamento do uso da terra, conciliando produção agrícola com conservação da biodiversidade.

Com recursos da ordem de US$ 21 milhões do Fundo de Investimento Climático (CIF), a serem disponibilizados por meio do Programa de Investimentos em Florestas (FIP), o Projeto FIP-Paisagem selecionou preliminarmente 53 ottobacias, que cobrem uma área de 12,5 milhões de hectares, distribuídos em nove estados (BA, GO, MA, MG, MS, MT, PI, SP, TO) do Cerrado. A seleção final das áreas de atuação do projeto será feita na fase inicial de implementação das atividades. O Distrito Federal será contemplado com alguns imóveis rurais para serem utilizados como áreas demonstrativas.

O FIP-Paisagem é coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa), tendo como parceiros a agência de cooperação técnica alemã GIZ, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa. O Projeto conta com o apoio do Banco Mundial.

O Projeto FIP-Paisagem mantém mecanismos de reparo de queixas para dúvidas, críticas ou sugestões que estão descritos no Marco de Gestão Socioambiental do Projeto.

Acesse aqui o Marco de Gestão Socioambiental do Projeto.  

Fim do conteúdo da página