Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFN – Projeto FIP Cerrado

Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 14h14

topo FIP
ENGLISH

Título: Informações Florestais para uma Gestão Orientada à Conservação e Valorização dos Recursos Florestais do Cerrado pelos setores Público e Privado

Fonte de financiamento: O Forest Investment Program (FIP), Programa de Investimento Florestal, é um dos programas de investimento multilateral, sob o escopo do Climate Investment Funds (CIF), administrado pelo Banco Mundial e com desembolso regional executado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Abrangência: Bioma Cerrado

Vigência: 10/06/2014 até 10/06/2018 (48 meses).


  • Implementar o Inventário Florestal Nacional (IFN) no Bioma Cerrado.
  • Consolidar o Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF).

No sentido de apoiar a implementação do IFN no Bioma Cerrado, o FIP financia:

a) a coleta de dados biofísicos e socioambientais por amostragem;
b) análises de amostras das paisagens para o estudo da fragmentação florestal e dos diferentes tipos de uso da terra;
c) integração dos dados gerados, por meio de análises estatísticas e espacialização dos resultados, assim como a disseminação das informações.

Ao final do projeto, a sociedade terá em mãos estimativas acuradas quanto à área de cobertura florestal e os diferentes usos da terra; dinâmica, fragmentação, saúde e vitalidade das florestas; diversidade e abundância de espécies florestais; árvores fora da floresta; estimativas dos estoques florestais (volume e biomassa) e estoques de carbono acima e abaixo do solo; características do solo sob as florestas; manejo de florestas; e ainda dados socioambientais, tais como usos de produtos e serviços da floresta pela população local, além da percepção das comunidades quanto à importância das florestas do bioma Cerrado.



Até 2018, foram realizadas coletas de dados em 3.670 pontos de amostragem no bioma Cerrado – totalizando mais de 144 milhões de hectares (70,7% do bioma) – nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também foram realizadas mais de 10 mil entrevistas para o levantamento socioambiental, coletadas mais de 47 mil amostras botânicas e mais de 13 mil amostras de solos.

Foram publicados e disponibilizados para a sociedade os relatórios com os principais resultados do IFN nos estados do CE, PR, RN, SE, RJ, RS, SC e no DF, assim como os painéis dinâmicos contendo resultados do inventário florestal nos estados de AL, CE, ES, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SE e no DF. Clique aqui para acessar os resultados já disponíveis.

 NÚMEROS DO IFN NO BIOMA CERRADO - PROJETO IFN FIP CERRADO
 Estados do bioma Cerrado concluídos* DF e PR
 Estados do bioma Cerrado em implementação  7 (BA, GO, MA, MS, MT, PI e TO)
 Instituições envolvidas  26
 Pontos amostrais medidos  1.480
 Pessoas entrevistadas  3.442
 Treinamentos realizados  4
 Pessoas treinadas  154
 Número de coletas botânicas  6.964
 Herbários envolvidos  2
 Áreas inventariada (hectares)  59,2 milhões de hectares

 * Áreas de Cerrado no DF e PR realizadas com recurso financeiro de outras fontes de financiamento.

Fim do conteúdo da página