Português I English                            
XXV Iufro World Congress
 
 
 
 
 
 
 

IUFRO 2019

O Brasil terá a honra de sediar o XXV Congresso Mundial da IUFRO em 2019, em Curitiba, PR. Pela primeira vez este congresso será realizado na América Latina e, por esta razão, oferece oportunidade única para que os pesquisadores da região mostrem a importância da pesquisa florestal na promoção do desenvolvimento sustentável.

As instituições anfitriãs do evento são o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outras instituições apoiam a realização do evento, como órgãos governamentais, universidades, instituições de pesquisa e empresas florestais, assim como entidades de turismo locais e a Embratur.

A organização dos congressos IUFRO é de responsabilidade de dois Comitês, o Comitê Científico do Congresso (CCC) e o Comitê Organizador do Congresso (COC).

Comitê Científico do Congresso (CCC)

O CCC é responsável pela programação técnica do evento. O Comitê Científico do IUFRO 2019 é composto pelo Dr. Jerome Klaas Vanclay (presidente do CSC - Universidade de Southern Cross, Austrália), por coordenadores ou membros das divisões da IUFRO (ou seus representantes), pelo representante da Associação Internacional de Estudantes de Ciências Florestais, por convidados e por um representante do COC.

Comitê Organizador do Congresso (COC)

O COC é responsável pela organização do evento, envolvendo-se também na organização da exposição técnica do congresso e no planejamento das excursões pré, durante e pós-congresso. Também é responsabilidade do COC dar suporte ao Programa de Assistência aos Cientistas, oferecendo facilidades para o envolvimento e participação de jovens pesquisadores de países em desenvolvimento.

Pessoas de diversas instituições brasileiras compõem o COC IUFRO2019, todas engajadas e motivadas para organizar um excelente congresso.

Raimundo Deusdará Filho (Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro) e Edson Tadeu Iede (Chefe Geral da Embrapa Florestas) representam as instituições nacionais responsáveis pela organização do congresso e asseguram o apoio institucional necessário, assim como a articulação político institucional em nível nacional.

Membros do Comitê Organizador do Congresso (COC)

O COC é composto por um grupo núcleo (SFB e Embrapa) e por subcomitês, que são liderados por diferentes instituições. As instituições coordenadoras de cada subcomitê ainda estão estruturando suas equipes. Até o momento, as pessoas envolvidas são:

Presidentes: Joberto Veloso de Freitas (Presidente do COC, Serviço Florestal Brasileiro - SFB), Yeda Maria Malheiros de Oliveira (Vice Presidente do COC, Embrapa).

Secretaria Executiva: Patrícia Póvoa de Mattos (Embrapa).

Subcomitê de Comunicação: Erich Schaitza (Embrapa) Kátia Pichelli (Embrapa) e Evie Costa Negro (SFB).

Subcomitê de Planejamento Estratégico: Joberto Veloso de Freitas, Yeda Maria Malheiros de Oliveira, Cassia Barbosa Saretta (SFB), Erich Schaitza, Patricia Póvoa de Mattos, Maristela Abrantes (Embrapa), Rejane Ludwig (SFB), Alexandra Gatti (SFB), Sandra Afonso (SFB) e Lúcia Lopes (SFB).

Subcomitê de Excursões: Umberto Klock, Ana Paula Dalla Corte, Alexandre Behling, Dornelles Vissotto Junior, Vitor Afonso Hoeflich, Dimas Agostinho da Silva, Christel Lingnau, Maurício Balensiefer, Ricardo Jorge Klitzke (Universidade Federal do Paraná - UFPR).

Subcomitê de Articulação Institucional: Luiz Carlos Estraviz Rodriguez (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP);

Subcomitê de Exibições: Amaury Paulo de Souza (Universidade Federal de Viçosa - UFV).

Subcomitês de Logística e Infraestrutura e de Aquisição de Bens e Serviços: Alexandre Barcellos (Fundação Eliseu Alves - FEA).

Parceiros Chave

• Universidade Federal do Paraná-UFPR, Curitiba, PR
• Universidade Federal de Viçosa-UFV, Viçosa, MG
• Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz-ESALQ, Piracicaba, SP
• Fundação Eliseu Alves-FEA, Brasília, DF

Também já estão engajados na organização do congresso o Instituto de Turismo de Curitiba e o Bureau de Convenções da cidade, o Museu Botânico de Curitiba e a Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Conselho Consultivo

O COC do IUFRO 2019 também conta com a orientação e apoio de pessoas de notório saber nas mais diversas áreas das ciências florestais que irão compor o Conselho Consultivo - os informalmente chamados de Embaixadores do IUFRO 2019. Os primeiros a aceitarem esse desafio são o Dr. Allan Bojanic, representante da FAO no Brasil, e o Dr Richard Guldin, Presidente do COC do IUFRO 2014.