Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Inventário Florestal Nacional > Inventário Florestal Nacional - IFN > III Simpósio Nacional de Inventário Florestal
Início do conteúdo da página

III Simpósio Nacional de Inventário Florestal

Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2016, 10h39

O III Simpósio Nacional de Inventário Florestal foi realizado em Manaus entre 10 e 12 de Novembro de 2014.

O evento contou com a participação contou com um total de 231 participantes, entre palestrantes, apresentadores de trabalhos na forma oral e pôster, público em geral e equipe da organização, com presença expressiva de estudantes e pesquisadores da temática florestal. Destaca-se a participação de palestrantes do Uruguai, Paraguai, Equador e Itália, que compartilharam as experiências em Inventários Florestais em seus respectivos países, enriquecendo o debate do tema florestal.

Nesta edição do evento uma das inovações foi a organização de duas saídas de campo. Na Universidade Federal do Amazonas(UFAM) os participantes do Simpósio tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, como os dados do IFN-BR são coletados em campo, com a chance de adentrar a floresta localizada dentro do campus da Universidade. No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), os participantes puderam visitar o Herbário e o Bosque da Ciência. Esta inovação de se romper o limite do espaço físico de salas fechadas e se adentrar uma floresta e um herbário em plena atividade foi uma experiência enriquecedora a todos os participantes.

Anais do evento

Anais III Simpósio IFN

Palestras

- Inventário Florestal Nacional do Brasil: estado atual e perspectivas (Dr. Joberto Freitas –Serviço Florestal Brasileiro – Brasília, DF) 

 - IFN nos estados: resultados parciais (M.Sc. Cláudia Rosa –Serviço Florestal Brasileiro)

 - Current research activities of JRC's ForObs Project on tropical forest cover change (Dr. René Beuchle JRC – Ispra, Itália)

- Unidades Amostrais de Paisagem do Inventário Florestal Nacional (Dra. Naíssa Luz, Embrapa/FAO – Curitiba, PR)

- Programa de Monitoramento e Avaliação da FAO (Dra. Anne Branthomme – FAO, Roma, Itália)

- Uruguai – Monitoreo de los Recursos Forestales (Ing. Ricardo Echeverría – DGF MGAP, Montevidéu, Uruguai)

- Inventário Florestal Nacional (IFN) - Paraguay (Ing.Ftal. Carlos Irrazábal, INFONA, Assunção, Paraguai)

- O Bosque Modelo Caçador: Oportunidades para Gestão Territorial Participativa (Dra Yeda Oliveira, Embrapa Florestas)

- Inventário das Árvores de Belo Horizonte (Dr.Gustavo Antomar Batista Gontijo - UFLA, Lavras) 

- A identificação botânica no IFN: estratégia do SFB (M. Sc. Claudia Rosa - SFB)

- Comunicação sobre o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Dr. Joberto Freitas e Dra. Yeda Oliveira)

 - Identificação botânica no IFN-RJ: resultados, desafios e oportunidades (Dra. Marli Pires Morim, Jardim Botânico do Rio de Janeiro)

- Uso do NIR (Infravermelho Próximo) na identificação botânica de espécies florestais (Dr. Alberto Vicentini – INPA, Manaus, AM)

Sessões Temáticas

  • Aplicações de Inventários e Experiências com IFN:

- O sistema de gerenciamento e entrada de dados do IFN e os procedimentos operacionais pós-campo (Camila Mayara Gessner, Transtema Ltda.)

- Inventário organolate: uma perspectivaprodutiva. (Milena Medeiros de Oliveira, UFRA)

  • Análise e Caracterização de Ecossistemas (10 nov):

- Avaliação Florística em dois transectos em uma área no Distrito Dois na Zona Franca de Manaus (Alane Anaiara Ayres Coimbra)

  • Estudos de Dinâmica e Crescimento de Florestas (10/nov):

- Modelagem multivariada para obtenção da rotação economicamente aconselhável de uma floresta natural hipotética (Waldenei Travassos de Queiroz, UFRA)

- Incremento de Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby, em plantio homogêneo, Paragominas, PA (Juliane dos Santos Andrade, UFRA) 

- Crescimento e regeneração natural de Manilkara huberi (Ducke) em área manejada na Floresta Nacional do Tapajós (Lia de Oliveira Melo, UFOPA)

  • Sensoriamento Remoto

 - Inventário Florestal com LiDAR-terrestre em florestas de igapó e terra-firme na Amazônia Central (Danilo Roberti Alves de Almeida, INPA)

- Avaliação florística utilizando sensoriamento remoto em uma área na EEST - ZF-2 (Emerson de Souza Leão, INPA)

- Individual tree detection usingweb-lidar treetop forest inventory application (Carlos Alberto Silva, University of Idaho)

- Extração de árvores individuais emdados lidar usando o aplicativode inventário florestal web-LiDAR 3d clustertree (Carlos Alberto Silva, University of Idaho)

  • Análise e Caracterização de Ecossistemas (10/nov)

- A fitossociologia de um remanescente florestal do segundo planalto paranaense, município de Tibagi, PR (Paula de Freitas Larocca, PUC PR)

  • Alometria e Mensuração Florestal (11/nov)

- Amostragem com Parcelas de Área Fixa e de Área Definida pelo número de covas em um povoamento de eucalipto (Danilo Roberti Alves de Almeida)

  • Componentes do IFN (11/nov):

 - Controle de Qualidade (Doádi Brena, FAO/SFB)

- Treinamento e Capacitação (Guilherme Gomide, FAO/SFB)

  • Alometria e Mensuração Florestal (11/nov)

 - Eficiência de redes neurais artificiais na estimação de mortalidade em uma floresta estacional semidecidual (Renato Vinícius Oliveira Castro, UFSJDR)

  • Mesa Redonda: Experiências na implementação do IFN (Empresas)

-  IFN Rio de Janeiro (Dr. Joberto Veloso de Freitas)

 

Mais sobre o IFN

Fim do conteúdo da página