Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 14h44

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), firmado entre o Serviço Florestal Brasileiro e o CNPq, está centrado na iniciação científica de estudantes de graduação, com atuação na área de produtos florestais. Trata-se de um instrumento de incentivo à formação universitária, privilegiando a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com destacado mérito científico. O PIBIC visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os jovens universitários por meio da atuação nos projetos de pesquisa, que proporcionam a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

Inicialmente, o PIBIC foi implementado no Laboratório de Produtos Florestais (LPF), em 2003, desde então, foi possível contar com mais de 40 bolsistas em diversos projetos de pesquisa. Essa participação é extremamente positiva, pois impulsiona a execução dos projetos e contribui para a formação científica dos universitários na área de produtos florestais. A presença dos jovens universitários influencia na dinâmica da instituição contribuindo com seu entusiasmo e curiosidade para renovar o ânimo dos pesquisadores do LPF.

 

EDITAL 2018/2019 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

 

Em 25 de agosto de 2016, foi realizado o VI Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/SFB). Nesta ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por cinco alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) que participaram do PIBIC no período 2015/2016. O evento contou com a participação dos membros do Comitê Externo, Professores Ailton Teixeira do Vale e Álvaro Nogueira de Souza (UnB) e Ricardo Faustino Teles (IFCT Samambaia), responsáveis pelo processo de avaliação do Programa. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores das áreas de Energia da Biomassa, de Produtos Florestais e de Química, Adesivos e Borracha Natural do LPF.

Em 20 de agosto de 2015, foi realizado o V Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/SFB). Nesta ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por cinco alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) que participaram do PIBIC no período 2014/2015. O evento contou com a participação dos membros do Comitê Externo, Professores Alexandre Florian, Alexandre Fonseca e Álvaro Nogueira de Souza (UnB), responsáveis pelo processo de avaliação do Programa. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores das áreas de Energia da Biomassa, de Produtos Florestais, de Engenharia e Física e de Química, Adesivos e Borracha Natural do LPF.

 

Em 25 de agosto de 2014, foi realizado o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/SFB). Nesta ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por quatro alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) que participaram do PIBIC no período 2013/2014. O evento contou com a participação dos membros do Comitê Externo, responsáveis pelo processo de avaliação do Programa. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores das áreas de Energia da Biomassa, de Produtos Florestais e de Química, Adesivos e Borracha Natural do LPF.

 

Em 23 de agosto de 2013, foi realizado o III Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/SFB). Nesta ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por três alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília (UnB) que participaram do PIBIC no período 2012/2013. O evento contou com a participação dos membros do Comitê Externo, responsáveis pelo processo de avaliação do Programa. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores das áreas de Anatomia e Morfologia, de Produtos Florestais e de Química, Adesivos e Borracha Natural do LPF.

Em 14 de agosto de 2012, foi realizado o II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/SFB). Nessa ocasião, foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas por três alunos do curso de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília que participaram do Pibic no período 2011/2012. O evento contou com a participação do Comitê Externo responsável pelo processo de avaliação do Programa. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a orientação de pesquisadores das áreas de Anatomia e Morfologia, de Produtos Florestais e de Química, Adesivos e Borracha Natural do LPF. 

 

Em agosto de 2011, foram divulgados os resultados das pesquisas realizadas por estudantes universitários no Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do SFB. Os trabalhos foram apresentados no I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/SFB). Os três alunos que integraram o Programa, dois do curso de Engenharia Florestal e um de Química, desenvolveram estudos nas áreas de confecção de chapas de madeira com material reciclável, identificação de espécies madeireiras ameaçadas de extinção e durabilidade de madeira a fungos.

 

Em agosto de 2005, foram divulgados os resultados das pesquisas realizadas por estudantes universitários no Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do SFB. Os trabalhos foram apresentados no II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/IBAMA). Foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas de 37 alunos da Universidade de Brasília (UnB) que participaram do PIBIC no período 2004/2005.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq, teve seu início no IBAMA em junho de 2003 com a divulgação do Edital 2003, de seleção de bolsistas para o qual inscreveram-se 188 alunos junto aos 14 pesquisadores do LPF, sendo 8 doutores e 6 mestres e 6 professores doutores da UnB. Foram selecionados 39 bolsistas, sendo 35 remunerados e 4 voluntários, o processo de seleção do qual participaram os professores, Angelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alexandre Florian da Costa, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília. O programa iniciou-se efetivamente em setembro de2003, sendo que os 39 bolsistas foram distribuídos em 25 projetos de pesquisa que foram apresentados no I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq/IBAMA). Vale ressaltar que a bolsista Viviane Evangelista dos Santos, apresentou resumo do Projeto “Caracterização Energética do Bambu” ao Comitê Internacional do Simpósio Internacional Guadua 2004,na Colômbia, sendo selecionada para apresentação do projeto.

Acesse o relatório dos trabalhos abaixo:

 

Fim do conteúdo da página