Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Floresta Nacional de Saracá-Taquera (PA)

Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 16h36

flona saracaA Floresta Nacional (Flona) de Saracá-Taquera, situada no noroeste do estado do Pará, possui 441.152 hectares. Localiza-se entre os municípios de Terra Santa, Oriximiná e Faro, na fronteira com o estado do Amazonas. A Flona foi criada em dezembro de 1989 é adjacente à Reserva Biológica do Rio Trombetas. O acesso principal é feito pelo município de Porto Trombetas, na margem esquerda do rio Trombetas, e pelos municípios de Faro e Terra Santa, pelo rio Nhamundá. A área apresenta um grande potencial de recursos naturais renováveis (madeira, castanha-do-pará e outros produtos não madeireiros) e minérios (bauxita).

Em 2009, uma área de 48,8 mil hectares da Flona foi licitada para concessão florestal. As vencedoras do leilão foram as empresas Ebata - Produtos Florestais Ltda, que manejará uma área de 30 mil hectares, e Golf Indústria e Comércio de Madeiras Ltda, que manejará 18.794 hectares.

Por 40 anos, as concessionárias poderão retirar - com técnicas de manejo florestal - madeira, óleos, sementes, resinas e outros produtos da Flona Saracá-Taquera. Os contratos preveem pagamentos ao governo, geração de empregos e investimentos anuais de cerca de R$500 mil nas comunidades locais

Mais informações sobre o processo:

PRODUÇÃO

Demarcação das Unidades de Manejo Florestal (UMFs)  (ver anexos )

Dados detalhados por Unidade de Manejo Florestal (UMF):

 

CONTRATOS

LICITAÇÃO

CONSULTA PÚBLICA

DOCUMENTOS RELACIONADOS

- Acesse aqui todos os documentos do processo

 

 

 

Fim do conteúdo da página