Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico

  • Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 15h50

O Planejamento Estratégico é um poderoso instrumento que permite estruturar o caminho de onde estamos hoje para onde queremos chegar. Sendo prática essencial na administração, tal ferramenta traz diversos benefícios, como elevação da eficiência, eficácia e efetividade da organização, bem como o aumento da racionalidade das decisões, reduzindo os riscos e ampliando as possibilidades de alcançar os objetivos traçados.

A partir segunda metade de 2019, o Serviço Florestal Brasileiro construiu seu planejamento de ação, que envolveu ativamente todas as diretorias, coordenações-gerais e gabinete, tendo sido  apresentada sua forma final em fevereiro de 2020. O documento foi estruturado em cima da metodologia de análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), que permitiu cruzar informações e planejar ações futuras de cada diretoria do Serviço Florestal, buscando aproveitar forças e oportunidades ao reduzir, também, os riscos identificados como fraquezas e ameaças.

O Planejamento Estratégico 2020/23 vai ser desenvolvido em planos de ação anuais a serem executados por todas as diretorias do Serviço Florestal, com apoio do gabinete. A produção do Plano de Comunicação foi uma das ações definidas como estratégica para a integração do fluxo de informação interno, melhoria da comunicação com os públicos interno e externo, bem como o fortalecimento da imagem e da marca Serviço Florestal Brasileiro no segmento florestal.

O documento elaborado pelo Serviço Florestal Brasileiro está alinhado com o próprio Plano Estratégico 2020-2027 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, resumido abaixo e disponível no link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/age/arquivos/plano-estrategico-do-mapa-2020-2027-v1c2.pdf.

Missão

Promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas agropecuárias, em benefício da sociedade brasileira.

Entende-se como Desenvolvimento Sustentável, o processo de transformação que permite às cadeias produtivas agropecuárias evoluírem econômica, social e politicamente, com respeito ao meio ambiente, satisfazendo as aspirações e as necessidades das gerações atuais e futuras. Já a terminologia Agropecuária, dentro do macro universo do Mapa, abrange as atividades relacionadas à agricultura e pecuária, atividades florestais, aquícolas, pesqueiras, extrativistas, seus beneficiamentos e assuntos fundiários.