Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal Brasileiro participa do IX Encontro e Feira dos Povo do Cerrado

  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 10h47

A Tenda Diálogos de Sustentabilidade dos Povos do Cerrado reuniu cerca de 120 participantes, entre sociedade civil, representantes do governo e lideranças de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares

2019 09 12 Encontro Cerrado FIPO Serviço Florestal Brasileiro participou na última quinta (12/08) de um painel na Tenda Diálogos de Sustentabilidade dos Povos do Cerrado, como parte da programação do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que está sendo realizado em Brasília, de 11 a 14 de setembro.

No evento, foram apresentados os projetos do Programa de Investimento Florestal (FIP) no país, que tem foco na redução do desmatamento e na diminuição da pressão pelo desflorestamento no Cerrado e é financiado pelo Fundo Estratégico para o Clima (SCF).

Os projetos fazem parte do Plano de Investimentos do Brasil (PIB), que é composto por oito projetos. Os projetos FIP CAR, FIP Paisagens Rurais e FIP Inventário Florestal Nacional foram apresentados por representantes do Serviço Florestal Brasileiro.

O projeto FIP-ABC foi apresentado por representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o projeto Monitoramento do Cerrado, por representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe e o projeto DGM Brasil, cujo trabalho é direcionado a povos e comunidades tradicionais, também foi apresentado no local, além do projeto FIP Coordenação.

Para Pedro Bruzzi Lion, gestor do projeto FIP Coordenação, o evento foi uma oportunidade de troca de informações e experiências entre os projetos da carteira FIP.

“É um momento riquíssimo onde a gente pode ter uma visão completa da carteira FIP e de que maneira estes projetos podem contribuir um com outro”, disse o gestor.

Paisagens Rurais

Lidiane Moretto, analista ambiental que atua no FIP Paisagens Rurais, coordenado pelo Serviço Florestal Brasileiro e pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, destacou que o projeto apoia a conservação e recuperação ambiental e práticas agrícolas sustentáveis em propriedades rurais, visando a integração da paisagem no Bioma Cerrado.

FIP CAR2019 09 12 Encontro Cerrado FIP 2

Para Lilianna Mendes, analista ambiental da gerência de Fomento e Inclusão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro, e que trabalha no projeto FIP CAR, há previsão de que os povos e comunidades tradicionais sejam contemplados pelo projeto e destacou que “é de extrema importância contatar e descobrir onde estão suas lideranças, para conhecer a expectativa de famílias que existem nestes territórios”.

O IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é uma realização da Rede Cerrado, que reúne mais de 50 organizações e mais de 300 outras, vinculadas a estas organizações. A rede atua em defesa da conservação do Bioma e das práticas sustentáveis, garantindo segurança territorial destes povos e comunidades tradicionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página