Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal lança principais resultados do Inventário Florestal Nacional Terra Indígena Mangueirinha (PR)

  • Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2019, 10h04

aviso de pauta medioO diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, participa nesta segunda-feira (26/08), na Terra Indígena Mangueirinha, das cerimônias de lançamento do primeiro relatório do Inventário Florestal Nacional (IFN) em áreas indígenas. Esse levantamento envolve o território indígena das etnias Kaingang e Guarani e abrange um total de 16 mil hectares, na bacia do Rio Iguaçu, a oeste do Paraná. Essa área foi definida pela importância significativa de conservar a maior floresta de araucárias da região Sul.

Na Terra Indígena Mangueirinha, o levantamento de campo foi possível por meio de um trabalho conjunto entre o Serviço Florestal Brasileiro e a Fundação Nacional do Índio (Funai), por intermédio dos Projetos Global Environment Facility (GEF) de apoio ao IFN e Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Gati), ambos com recursos do GEF administrados pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A coleta de dados em campo aconteceu no período de outubro de 2015 a novembro de 2016 em 30 pontos amostrais distribuídos em toda terra indígena. Essas informações se dividem em três componentes: análise da cobertura florestal, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.

O Inventário Florestal Nacional é uma das principais ações realizadas pelo Governo Federal – por meio do Serviço Florestal Brasileiro – para produzir informações estratégicas sobre os recursos florestais brasileiros. O IFN faz o levantamento de dados diretamente nas florestas naturais e plantadas, onde são realizadas coletas de amostras botânicas, amostras de solo, medição de árvores, além de entrevistas com moradores das proximidades, com o objetivo de identificar as realidades locais.

Serviço: Cerimônias de lançamento do Inventário Florestal Nacional Terra Indígena Mangueirinha (PR)
Data: 26/08
Horários:
10h – Apresentação à etnia Kaingang
Local: Colégio Estadual Indígena Kókoj Ty Han Já (entrada pela rodovia PR-281)
14h30 – Apresentação à etnia Guarani
Local: Centro de Cultura Indígena Guarani (BR 373 – entre o KM 440 e Km 441)  

Contato para a Imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7155  

registrado em:
Fim do conteúdo da página