Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal disponibiliza vídeos dos trabalhos vencedores do VI Prêmio Estudos de Economia e Mercado Florestal

  • Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2019, 11h27

Os trabalhos tratam de temas como silvicultura de espécies nativas, extrativismo, código florestal, PIB Verde, Bioeletricidade, dentre outros

2019 08 02 videos premioJá estão disponíveis, aqui no site do Serviço Florestal Brasileiro, os vídeos das apresentações dos vencedores do VI Prêmio Serviço Florestal Brasileiro em Estudos de Economia e Mercado Florestal. São vídeos dos seis vencedores nas categorias Profissionais e Estudantes, além de uma menção honrosa. Os prêmios foram entregues no dia 31 de maio, durante cerimônia no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, e as apresentações ocorreram na tarde do mesmo dia, também na sede da CNI.

As apresentações duram de quinze a vinte minutos e podem ser acessadas neste link para o canal de YouTube do Serviço Florestal.

O Prêmio tem como objetivo estimular a produção de estudos que, além de promover o debate econômico sobre o uso produtivo e sustentável das florestas brasileiras, alimentam o portfólio do Serviço Florestal para ser utilizado pelo órgão para o aprimoramento de políticas públicas.

Para promover a discussão sobre a temática da economia e do mercado da produção florestal sustentável na academia e nos setores produtivos, o concurso tem como subtemas as concessões florestais, o sistema tributário, Cadastro Ambiental Rural (CAR), manejo empresarial e comunitário, dentre outros. Neste ano e pela primeira vez, o quesito de relevância e aplicabilidade do trabalho para políticas públicas esteve explícito no regulamento para julgamento das monografias apresentadas.

O Prêmio em Estudos de Economia e Mercado Florestal é uma iniciativa do Serviço Florestal Brasileiro, realizada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Confira as apresentações dos trabalhos vencedores:

Categoria Profissionais

1º Lugar
Edson Rodrigo Toledo Neto
Alternativas para definição do PIB Florestal a partir do Sistema de Contas Nacionais 

2º Lugar
Vivian Cardoso Almeida
Impacto da ocorrência de oco no rendimento volumétrico e financeiro da colheita de madeira na Floresta Nacional de Sacará-Taquera

3º Lugar
Alan Ferreira Batista
Silvicultura com espécies nativas e SAF – Mercados, viabilidade e competitividade

Menção Honrosa
Mari Aparecida dos Santo
Impactos econômicos do novo Código Florestal, no Brasil, 2010 a 2030: uma análise integrada com base nos modelos Globiom-Brasil e Term-BR 

Categoria Estudante  

1º Lugar
Edvaldo Pereira Santos Júnior
Concentração e distribuição espacial da oferta brasileira de bioeletricidade florestal

2º Lugar
Emily Ferreira Martello
Análise da rentabilidade e aspectos sociais do extrativismo de castanha-do-brasil no município de Cotriguaçu-MT 

3º Lugar
Carla Johana Lessa Silva
A estratégia do manejo da madeira a nível de planejamento urbano e regional: o caso do Noroeste Fluminense    

registrado em:
Fim do conteúdo da página