Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Santa Catarina será um dos estados piloto para implantação da análise dinamizada do CAR

  • Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 12h35

O estado, juntamente com o Pará, será área piloto do novo sitema dinamizado de análise do Cadastro Ambiental Rural, desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro

2019 07 09 Analise Dinamizada CAR SC

O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Colatto, reuniu-se, ontem (08/07) com o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo de Gouvêa e técnicos daquela secretaria. Em pauta, a implementação do sistema dinamizado de análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR). A reunião teve como objetivo montar uma força tarefa para dar mais agilidade às ações de cadastramento, análise e regularização ambiental.

O estado de Santa Catarina, assim como o Pará, foi escolhido como projeto piloto para a implantação do novo sistema de análise dinamizada. A proposta é garantir a cobertura, pelo CAR, de 100% do território catarinense e seguir para a análise automatizada dos cadastros, de forma a abrir caminho para que os produtores possam aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) ou, em caso de haver sobra de áreas protegidas em suas propriedades, possam emitir Cotas de Reserva Ambiental (CRA), o que lhes garantirá pagamento por serviços ambientais.

“Santa Catarina será o estado pioneiro em implantar o CAR dinamizado, dando mais agilidade e simplificando o processo de cadastramento e análise dos cadastros. Nosso objetivo final é o pagamento por serviços ambientais, essa questão está evoluindo e o estado poderá se beneficiar disso”, disse Valdir Colatto. Atualmente, Santa Catariana tem 335,8 mil imóveis rurais incritos no CAR, o que corresponde a cerca 95% das propriedades de posses rurais do estado. Segundo a gerente de Licenciamento Ambiental Rural do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarian, Gabriela Brasil dos Anjos, a expectativa é de que 70% do cadastros sejam analisados automaticamente, diminuindo o tempo de aprovação e adequação ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

2019 07 09 Analise Dinamizada CAR SC 2O secretário de Agricultura do Estado, Ricardo de Gouvêa, acredita que a força tarefa possa dar respostas rápidas ao produtor rural, promovendo avanços na regularização ambiental do estado. “Trabalhando juntos, nós podemos trazer mais agilidade ao cadastramento, principalmente ao Programa de Regularização Ambiental. Esse é um processo que pode trazer ganhos para os produtores rurais, principalmente se pensarmos em licenciamento ambiental”, disse o secretário.

A plataforma digital do sistema dinamizado de análise do Cadastro Ambiental Rural está sendo desenvolvida pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla). O sistema possibilitará a leitura automatizada dos cadastros sem irregularidades ou com inconsistências mais simples. A nova ferramenta deverá ser capaz de analisar até 60 mil cadastros por dia. Atualmente, um técnico leva, em média, um dia para analisar um CAR.

registrado em:
Fim do conteúdo da página