Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Técnicos discutem resultados preliminares do Inventário Florestal Nacional na Paraíba

  • Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2019, 09h02

Apresentação será feita a gestores públicos e pesquisadores nesta quinta-feira (7), em João Pessoa


2017 IFN PB 113 2 1954Os dados preliminares do Inventário Florestal Nacional (IFN) na Paraíba serão apresentados, nesta quinta-feira (7). O evento será às 9h30, na sala de videoconferência da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma), em João Pessoa. Participam representantes de órgãos estaduais, pesquisadores e técnicos de outras instituições.

A apresentação será feita pelos consultores Camila Oliveira, Gustavo Pinho e Sheila Oliveira, do Serviço Florestal Brasileiro. O objetivo é mostrar os dados produzidos pelo IFN e como eles podem ser usados na gestão dos recursos florestais do estado. Os participantes também poderão sugerir a inclusão de informações no relatório final do IFN-PB que considerem necessárias para incrementar a qualidade, precisão e uso das informações.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

O IFN aponta que, na Paraíba, as florestas naturais estão presentes em 45% do território, cerca de 2,5 milhões de hectares. Para conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também a conservação e a biodiversidade dessas florestas, o levantamento coletou dados em 151 pontos distribuídos sistematicamente em todo o estado.

Foram entrevistados 528 moradores rurais, mensuradas 5.625 árvores e palmeiras e coletadas 586 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras, entre outros dados.

Serviço
Apresentação dos resultados preliminares do IFN-PB
Data: 07/02/2019 (Quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Sala de videoconferência da Seirhma (Av. Duarte da Silveira, s/n, Prédio do DER - Centro - João Pessoa/PB)

registrado em:
Fim do conteúdo da página