Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Serviço Florestal lança cursos online e apresenta dados consolidados do Cadastro Ambiental Rural

  • Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 20h39

O lançamento do portal Saberes da Floresta e da edição de quatro anos do boletim do CAR foram destaques em evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

2018 06 05 Evento Dia Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado pelo Serviço Florestal Brasileiro com o lançamento de plataformas para a disponibilização de informações florestais e para a promoção do manejo florestal sustentável. Em evento realizado na última terça-feira (05/06) o órgão apresentou o portal de educação à distância “Saberes da Floresta” e o novo portal do Sistema Nacional de Informações Florestais, além de lançar publicações com os resultados do Inventário Florestal Nacional e com análises dos dados recebidos pelo Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR).

Além dos dirigentes, servidores e colaboradores do órgão, o evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, do primeiro secretário da Embaixada da Alemanha, Simon Triebel, e do representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Gustavo Chianca.

CAR

Resultados e aplicações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a formulação de políticas públicas de combate ao desmatamento, ações de monitoramento e ampliação da cobertura florestal foram apresentados pelo diretor-geral, Raimundo Deusdará Filho.

O diretor apresentou a edição especial do Boletim Informativo de 4 Anos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que além de estatísticas sobre o povoamento do banco de dados, traz também um detalhamento das informações ambientais, contemplando dados sobre áreas de preservação permanentes, de reserva legal e nascentes declaradas nos imóveis rurais cadastrados.

Ainda com os dados do Cadastro, foram apresentados o estudo “Municípios Prioritários para o Monitoramento e Controle do Desmatamento e Municípios com Desmatamento Monitorado e sob Controle na Amazônia” e um mapa interativo que reúne as informações do CAR com as do Cadastro Nacional de Florestas Públicas.

Informações Florestais

Na solenidade também foram lançados os relatórios de resultados do Inventário Florestal Nacional (IFN) dos estados de Sergipe e Santa Catarina, o novo portal do Sistema Nacional de Informações Florestais (Snif).

O IFN é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal que visa coletar dados em campo para qualificar as florestas brasileiras. Até o momento cerca de 250 milhões de hectares, o que corresponde a 30% do território nacional, já foi inventariada equipes de campo. Além dos relatórios lançados no evento também estão disponíveis para consulta a síntese dos resultados do Distrito Federal e do Ceará.

2018 06 05 Saberes da Floresta

Saberes da Floresta

O portal “Saberes da Floresta” é uma plataforma de educação à distância que irá disponibilizar cursos gratuitos sobre manejo sustentável, empreendimentos florestais e silvicultura. Já estão abertas as inscrições para os dois primeiros cursos disponibilizados pela plataforma, um sobre o manejo da castanha e outro sobre o manejo do açaí.

 

Veja as fotos do evento.

 

Confira as novidades apresentadas:

- Boletim Quatro Anos do Cadastro Ambiental Rural

- Portal de EaD Saberes da Floresta

Mapa Interativo Florestas

- Portal do Sistema Nacional de Informações Florestais

- Publicação Síntese dos Resultados do Inventário Florestal Nacional de Santa Catarina

- Publicação Síntese dos Resultados do Inventário Florestal Nacional de Sergipe

- Publicação Municípios Prioritários para o Monitoramento e Controle do Desmatamento e Municípios com Desmatamento Monitorado e sob Controle na Amazônia 

registrado em:
Fim do conteúdo da página