Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Agricultores e comunidades tradicionais recebem assistência para fazer o CAR

  • Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 10h43

A ação faz parte do Projeto Cerrado Federal e cadastrou imóveis rurais de 23 municípios no Maranhão

2018 03 23 CAR Maranhão

 

Mais de 8 mil famílias de pequenos agricultores e de povos e comunidades tradicionais receberam assistência técnica do Serviço Florestal Brasileiro para realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 A ação foi celebrada nesta sexta-feira, 23/03, em evento realizado no quilombo Soledade, localizado no município de Caxias, Maranhão.

O evento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, de representantes da embaixada do Reino Unido e do Banco Mundial, além de autoridades locais, líderes comunitários e representantes das comunidades beneficiadas.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reforçou a importância do cadastro para promover a regularização ambiental e garantir o acesso dos agricultores ao crédito rural. “Esta ação mostra a importância que foi dada em minha gestão às populações tradicionais, que considero como verdadeiras guardiãs do meio ambiente”, afirmou.

Além da meta

2018 03 23 Mesa Autoridades 002O diretor-geral do Serviço Florestal, Raimundo Deusdará, explicou que inicialmente a ação atenderia a seis municípios, mas a boa gestão do orçamento e a alta demanda por cadastros na região motivaram a expansão do projeto para mais 17 municípios, totalizando 23 atendidos.

“Solicitamos ao Banco Mundial a expansão da assistência técnica e eles receberam prontamente a autorização do Reino Unido para que o recurso de doação fosse ampliado. Consideramos que temos muito a comemorar pelo sucesso deste primeiro ciclo”, destacou.

Resultados Práticos

Também presente no evento, a representante da embaixada do Reino Unido, Ana Gutierrez, ressaltou a relevância do modo de vida dos pequenos agricultores e das comunidades tradicionais para a conservação da vegetação nativa.

“Temos muita satisfação em participar de um projeto como este, que traz resultados práticos e reais. Reconhecemos a representatividade dos povos e comunidades tradicionais nas iniciativas ambientais e o engajamento com o seu exemplo na sustentabilidade do planeta”, concluiu.

Reconhecimento

2018 03 23 CAR Maranhão Tambor Criola

Para os moradores de Soledade, a inscrição no CAR representou o reconhecimento do papel que desempenham na conservação dos recursos naturais da região e ainda a esperança de conquistar a titulação definitiva da área. Claudiane Silva, presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Soledade, explicou que a comunidade foi certificada como área quilombola pela Fundação Palmares em 2012, mas o processo ainda não foi concluído pelo Incra.

“Só assim, quando recebermos o registro de nossa terra teremos segurança”, afirmou Claudiane.

Projeto Cerrado Federal

A ação de mobilização e assistência técnica para inscrição no Cadastro Ambiental Rural faz parte do componente 2 do Projeto Cerrado Federal. O Projeto tem como financiador o Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (da sigla em inglês, Defra) e gestão financeira do Banco Mundial.

Veja as fotos do evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página