Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estado de São Paulo participará do Inventário Florestal Nacional

  • Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h21

20171127 IFN SP Reuniao SFB SEMA IFParceria será formalizada por meio de acordo de cooperação técnica entre Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Florestal de São Paulo

A Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Florestal de São Paulo irão apoiar a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado. O diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Joberto Freitas, e a gerente executiva do IFN, Claudia Rosa, estiveram na capital paulista, no dia 27 de novembro, para apresentar a iniciativa aos dirigentes dos órgãos e conversar sobre possíveis parcerias e estratégias para a implementação do IFN no estado.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Eduardo Trani, o diretor geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci, entre outros integrantes.

O estado tem um histórico de mais de 20 anos com inventário de reflorestamentos e vegetação nativa com base em imagens de satélite. Trani afirmou que a implementação do levantamento com a metodologia nacional vem em um momento importante para o estado. “Os dados do IFN serão importantes para o desenvolvimento do Zoneamento Ecológico-Econômico do estado, por exemplo”, destacou.

O Serviço Florestal dará início ao IFN no estado pelas áreas de Cerrado, visitando os 263 pontos previstos para a coleta de dados. O governo estadual pretende apoiar a realização do estudo em parte do bioma Mata Atlântica no estado, financiando a coleta de dados.

Segundo Joberto Freitas, o Serviço Florestal tem estabelecido acordo em todos os estados para a implementação do IFN. “Além de recebermos o apoio técnico e/ou financeiro para a execução do Inventário Florestal Nacional, essa parceria fortalece a participação dos estados na construção do IFN e no uso dos resultados produzidos pelos gestores estaduais”, disse o diretor.

A colaboração será formalizada por meio de acordo de cooperação técnica a ser assinado entre Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Florestal de São Paulo.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação florestal.

registrado em:
Fim do conteúdo da página