Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Começou o congresso comemorativo de 125 anos da IUFRO

  • Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 10h45

A rede internacional de pesquisa reúne membros de 125 países. O Brasil irá sediar o próximo congresso mundial da rede em 2019 

2017 09 19 IUFRO 125 CongressComeçou ontem (18/09) e vai até sexta-feira, em Freiburg, na Alemanha, o congresso comemorativo de 125 anos da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (da sigla IUFRO, em inglês). O evento tem como tema “Conectando florestas, ciência e pessoas” e celebra o aniversário da IUFRO que é a maior e mais antiga rede de pesquisa florestal do mundo, reunindo mais de 15 mil pesquisadores em cerca de 700 organizações.

Na manhã de hoje (19/09), o Serviço Florestal Brasileiro participou do diálogo “A ciência encontra a política”, realizado no palco principal do Congresso. Na ocasião o diretor-geral do órgão, Raimundo Deusdará Filho, apresentou as ações de gestão florestal em curso no Brasil e destacou a importância da pesquisa florestal para o desenvolvimento de políticas públicas.

“Para o Brasil enfrentar os desafios de conservação, produção sustentável e recomposição florestal é primordial conhecer bem as suas florestas públicas e privadas, saber onde elas estão, seu estado de conservação e de qualidade”, afirmou.

Também participaram do debate, autoridades do governo da Suécia, do Fórum de Florestas das Nações Unidas (UNFF, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), do Banco Mundial e da coordenação da IUFRO.

Trabalhos técnicos

Além da apresentação do diretor-geral, a comitiva brasileira ainda apresentou trabalhos técnicos sobre a implementação do Inventário Florestal Nacional e sobre os desafios para a regulamentação das Cotas de Reserva Ambiental. Amanhã será apresentado um trabalho sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Serviço Florestal Brasileiro sobre produtos florestais não-madeireiros.

IUFRO 2019

A União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) foi criada no ano de 1892 em Viena, na Áustria. Desde então a organização já realizou 24 congressos mundiais.

A cidade de Curitiba será a próxima a abrigar o congresso. O evento está sendo organizado pelo Serviço Florestal Brasileiro em parceria com a Embrapa Florestas. Será a primeira vez que um congresso mundial da IUFRO é sediado em um país da América Latina.

Assista ao vídeo comemorativo dos 125 anos da IUFRO (em inglês).

Saiba mais sobre o evento IUFRO 125th Anniversary Congress.

registrado em:
Fim do conteúdo da página