Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Começa o Congresso Latinoamericano de Agroecologia

  • Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 18h28

O Cadastro Ambiental Rural e o aplicativo Plantadores de Rios estão na programação do evento que reúne cerca de 5 mil pessoas em Brasília

Com informações do MMA

Abertura do Congresso Latinoamericano de AgroecologiaComeçou nesta terça-feira (12/09) o evento três-em-um sobre agroecologia: VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e entorno. O evento é realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Sob o tema Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver, o congresso conta com a participação de cerca de 5 mil pessoas. O público é bastante diverso: pesquisadores, técnicos, agricultores, integrantes de movimentos sociais, povos tradicionais, estudantes e agentes do governo do Brasil e de diversos países da América Latina, Europa e América do Norte.

Até a sexta-feira (15/09), os participantes terão a oportunidade de aprofundar e conhecer sobre os princípios da agroecologia e sua aplicação prática em temas importantes para a sociedade como água, sociobiodiversidade, saúde e alimentação, como adianta a presidente do Congresso e pesquisadora da Embrapa, Mariane Vidal.

Dentro da programação serão realizados painéis, mesas-redondas, plenárias, oficinas, rodas de conversa, apresentação de trabalhos, feira de produtos, feira de troca de  sementes, espaço caminhos do saber, atividades culturais, visitas técnicas, mostra de filmes, lançamentos de livros, editais, revistas, entre outras.

Aberto ao Público

“É uma edição muito popular e que terá grande parte de sua programação aberta ao público em espaços como a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, apresentações culturais e o Caminhos do Saber”, salienta Mariane Vidal. A estrutura da feira contará com 80 bancas que representarão os biomas terrestres brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os expositores são compostos por agricultores familiares oriundos da reforma agrária, povos indígenas e comunidades tradicionais.

Participação do Serviço Florestal

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) está presente no espaço Caminhos do Saber. Na quarta-feira, (13/09), no Caminho Sociobiodiversidade, o SFB coordenará a Roda de Conversa sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para povos e comunidades tradicionais, a partir das 10h. Ainda na quarta-feira, fará a apresentação do Curso online CAR Florestabilidade, a partir das 12h, no Caminho Sustentabilidade e Educação. A apresentação do curso será reforçada nos dias 14 e 15/09, no mesmo espaço. Na quinta-feira, (14/09), a partir das 11h, no Caminho Água, o Serviço Florestal fará a apresentação do aplicativo Plantadores de Rios.

O Congresso de Agroecologia 2017 é promovido pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia (SOCLA) e pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia).  

Veja a programação completa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página