Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Caravana Florestabilidade chega a municípios do Maranhão

  • Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 10h16

2017 06 14 Florestabilidade

Na semana passada, a Caravana  Florestabilidade esteve no Maranhão para sensibilizar os interessados sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural CAR) e divulgar um curso online com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais.  Equipes da Fundação Roberto Marinho (FRM) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) fizeram encontros  nas cidades de São Luís (13/06) e Imperatriz (14/06).

O Curso Online de CAR oferece aulas virtuais, com materiais de leituras, vídeos explicativos e documentários com casos de proprietários que já realizaram o CAR. O conteúdo do curso foi produzido pela área de meio ambiente da Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro. Totalmente gratuito, o curso é dirigido aos profissionais envolvidos no cadastramento de imóveis rurais no CAR e a proprietários/possuidores de imóveis rurais, mas todos os interessados podem participar.

A Caravana Florestabilidade já visitou vários municípios da região Norte para divulgar o curso online do CAR. Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas nas duas primeiras semanas de realização de encontros realizados em Macapá, Belém, Santarém, Manaus , Porto Velho, Boca do Acre e Rio Branco.

“Essa iniciativa é um esforço para garantir o maior número de imóveis rurais na base do CAR”, afirma Raimundo Deusdará, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. As inscrições no CAR podem ser feitas até dezembro desse ano.

Considerado uma das grandes inovações do Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) já tem mais de 4 milhões de imóveis inscritos, com cerca de 408 milhões de hectares registrados, o que corresponde à metade do território brasileiro. O cadastramento é obrigatório e permite a regularização dos imóveis rurais. Entre os benefícios do cadastro estão o acesso ao crédito seguro agrícola, ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)  e a possibilidade de comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), utilizadas para compensação de reserva legal nas propriedades rurais.

Extensionistas

A caravana é uma das iniciativas do programa Florestabilidade, que oferece recursos pedagógicos para professores e extensionistas rurais, com programas de rádio e televisão exibidos no Canal Futura. Os conteúdos mostram experiências bem sucedidas no manejo de recursos florestais e no desenvolvimento sustentável das florestas. Criado em 2012, o programa atingiu cerca de 30 mil estudantes e formou mais de 4 mil professores nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Amapá.

Segundo a Fundação Roberto Marinho, “o Programa Florestabilidade é um grande marco e, ao trabalhar pedagogicamente com diferentes educadores da Amazônia, como os professores e extensionistas rurais, compartilha os conhecimentos do manejo florestal e de outras atividades produtivas sustentáveis aos jovens, comunitários e todos interessados na manutenção da maior floresta tropical do mundo”.

Mais de 200 extensionistas do Pará e Acre foram formados no Programa Florestabilidade para levar conhecimento técnico sobre a floresta aos agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais.  Eles receberam capacitação presencial e online sobre temas como regularização ambiental, acesso ao crédito rural e comercialização de produtos não madeireiros, entre outros.

Assista ao vídeo sobre o Curso Online do CAR.

Saiba mas sobre o programa Florestabilidade

registrado em:
Fim do conteúdo da página